O frio já está perto de voltar ao Brasil, após dias de calor intenso, uma nova massa de ar gelado está se aproximando do país, o que deve derrubar as temperaturas no próximo fim de semana na região centro-sul.
Nos últimos dias, o calor fez várias cidades do país baterem os 30°C, mesmo ainda estando no inverno. Mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação deve começar a mudar a partir desta quarta-feira (21), quando a onda de calor está previsa para terminar.
Depois disso, de acordo com o Climatempo, uma nova frente fria atinge o Brasil. A partir de quinta-feira (22), um ciclone extratropical que está no mar vai avançar sobre a área continental, derrubando os termômetros no centro-sul do Brasil.
Ainda segundo o instituto, o frio não deve ser tão intenso quanto aquele registrado no começo do mês, mas levando em consideração o calor extremo dos últimos dias, a queda de temperatura será bastante acentuada.
Leia mais
Quais regiões do Brasil serão afetadas pela nova frente fria?
A região afetada inclui integralmente os estados do Sul. No sudeste, a maioria do estado de São Paulo e um pedaço do Rio de Janeiro. Já no centro oeste, o mais afetado será o Mato Grosso do Sul, com apenas uma pequena parte do Sul do Mato Grosso incluída na previsão.
O mapa abaixo feito pelo Climatempo mostra os locais atingidos pela frente fria. Onde está roxo as temperaturas devem ficar 10°C abaixo da média para o mês de agosto. Nas zonas em azul escuro, os termômetros devem ficar 5°C abaixo do previsto para o período.
A previsão atual indica que a tendência de um mês de agosto de grandes oscilações de temperatura deve se manter. O clima ameno deve permanecer até, pelo menos, o dia 27.