Um apagão cibernético derrubou sistemas na madrugada desta sexta-feira (19). Mundo afora, a pane causou atrasos em voos e problemas em serviços bancários e sistemas de comunicação e emergência. No Brasil, bancos enfrentam instabilidade e voos podem ser atrasados.
Aplicativos de alguns bancos e fintechs amanheceram com problemas por aqui. Reclamações apareceram no site Downdetector e pipocaram nas redes sociais. Em relação a voos, as empresas Azul e Latam, ouvidas pela CNN Brasil, estimam que o apagão cibernético pode causar atrasos pontuais (quase 1,4 mil voos já foram cancelados pelo mundo).
Apagão cibernético deixa aplicativos de bancos instáveis
Entre os bancos citados no Downdetector, estavam: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. No caso do Bradesco, o banco confirmou ao G1 que seus canais digitais ficaram indisponíveis por conta do apagão cibernético.
A nota do Bradesco ao site também informou o seguinte: “Equipes estão atuando para a regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”.
Confira abaixo exemplos de postagens – algumas sérias, outras humoradas – no X (antigo Twitter) sobre o assunto, pinçados pelo Olhar Digital:
Viajar de avião no Brasil pode exigir paciência por conta do apagão cibernético
Em relação a voos, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que a sexta não amanheceu com registros de problemas em aeroportos causados pelo apagão cibernético.
No entanto, a Azul informou à CNN que alguns voos poderiam atrasar “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. A empresa também lamentou pelos eventuais transtornos.
A Latam seguiu uma linha de raciocínio parecida. Por um lado, a nota da empresa informou que suas operações não tinham sido afetadas pela pane. Por outro, avisou os passageiros de que o apagão poderia causar “alguns atrasos” em voos.
Por sua vez, a Gol informou à emissora que suas operações e sistemas não tinham sido impactados pelo apagão cibernético no começo da manhã desta sexta.