quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaApagão cibernético: O que pode acontecer no Brasil?

Apagão cibernético: O que pode acontecer no Brasil?

Um apagão cibernético derrubou sistemas na madrugada desta sexta-feira (19). Mundo afora, a pane causou atrasos em voos e problemas em serviços bancários e sistemas de comunicação e emergência. No Brasil, bancos enfrentam instabilidade e voos podem ser atrasados.

Aplicativos de alguns bancos e fintechs amanheceram com problemas por aqui. Reclamações apareceram no site Downdetector e pipocaram nas redes sociais. Em relação a voos, as empresas Azul e Latam, ouvidas pela CNN Brasil, estimam que o apagão cibernético pode causar atrasos pontuais (quase 1,4 mil voos já foram cancelados pelo mundo).

Apagão cibernético deixa aplicativos de bancos instáveis

Entre os bancos citados no Downdetector, estavam: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. No caso do Bradesco, o banco confirmou ao G1 que seus canais digitais ficaram indisponíveis por conta do apagão cibernético.

A nota do Bradesco ao site também informou o seguinte: “Equipes estão atuando para a regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”.

Clientes do Bradesco reclamaram de instabilidade após apagão cibernético (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

Confira abaixo exemplos de postagens – algumas sérias, outras humoradas – no X (antigo Twitter) sobre o assunto, pinçados pelo Olhar Digital:

Viajar de avião no Brasil pode exigir paciência por conta do apagão cibernético

Em relação a voos, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que a sexta não amanheceu com registros de problemas em aeroportos causados pelo apagão cibernético.

No entanto, a Azul informou à CNN que alguns voos poderiam atrasar “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. A empresa também lamentou pelos eventuais transtornos.

Apagão cibernético pode atrasar voos no Brasil, dizem empresas (Imagem: Zadiraka Evgenii/Shutterstock)

A Latam seguiu uma linha de raciocínio parecida. Por um lado, a nota da empresa informou que suas operações não tinham sido afetadas pela pane. Por outro, avisou os passageiros de que o apagão poderia causar “alguns atrasos” em voos.

Por sua vez, a Gol informou à emissora que suas operações e sistemas não tinham sido impactados pelo apagão cibernético no começo da manhã desta sexta.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui