Um apagão cibernético interrompeu ou prejudicou uma série de serviços ao redor do planeta nesta sexta-feira (19). Um dos setores mais afetados é o da aviação. Até agora, quase 1.400 voos foram cancelados em razão da pane.
Voos foram cancelados em vários países
De acordo com balanço divulgado pela empresa de análise de aviação Cirium, foram 1.390 viagens canceladas até às 7h da manhã. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).
Apenas nos EUA foram 512 viagens canceladas. Na Alemanha, foram 92 voos e na Índia, 56. Além disso, pelo menos 45 viagens previstas na Itália foram suspensas e outras 21 no Canadá. A Ryanair, maior empresa aérea da Europa, pediu aos passageiros para chegarem aos aeroportos com três horas de antecedência para mitigar o transtorno.
A Turkish Airlines informou que falhas nas telecomunicações resultaram no cancelamento de 84 voos. A AJet, braço de baixo custo da companhia, afirmou que enfrenta problemas na emissão de bilhetes, nas reservas e no atendimento online de call centers.
Problemas similares foram registrados nos aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, na Holanda, Hong Kong, assim como em todos os aeroportos na Espanha. Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos.
O apagão cibernético foi causado por uma atualização num software da empresa Crowdstrike. Especificamente no setor da aviação, isso gerou problemas para realização de check-ins e outros sistemas, que passaram a ser feitos manualmente, em alguns casos. Lembrando que não há riscos para a segurança dos aviões. As informações são de O Globo.
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Situação no Brasil
- Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, até o momento, não há registros de cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros.
- No entanto, o apagão cibernético pode causar impactos nas operações por aqui.
- A Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.
- A companhia orienta os clientes que possuem voos agendados para esta sexta e que ainda não tenham efetuado o check-in, a chegarem com antecedência ao aeroporto, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.
- Já a GOL disse que suas operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.
- A Latam foi procurada, mas ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem da CNN.