O maior avião turboélice do mundo, o Antonov An-22 “Antei”, está às vésperas da aposentadoria. Em 2024, as Forças Aeroespaciais Russas (RuAF) vão encerrar as operações com a gigantesca aeronave, dona de 64,40 metros de envergadura.
Atualmente, o Antonov An-22 é operado pelo 8º Regimento de Aviação de Transporte Militar (8 VTAP), parte da 12ª Divisão de Aeronaves de Transporte Militar Mginska Krasnoznamennaya. Segundo informações atualizadas, apenas quatro desses modelos ainda estão ativos.
Seis décadas de An-22 pelos céus
A decisão, anunciada no início de junho, marca o fim de uma era para a lendária aeronave, que desempenhou um papel fundamental nas operações militares e civis durante quase seis décadas. O Antei voou pela primeira vez em 27 de fevereiro de 1965, no Paris Air Show.
Conhecido por suas excepcionais capacidades de voo e pela capacidade de operar em pistas não pavimentadas, o turboélice foi indispensável para a atuação militar. Incluindo no transporte de cargas e equipamentos de grandes dimensões para áreas remotas e de difícil acesso no período da União Soviética.
Detalhes do turboélice
67 aeronaves unidades do Antonov An-22 foram produzidas ao longo da história. Baseado no design tradicional de transporte de carga, ele conta com asa alta permitindo um grande espaço de carga de 33 metros de comprimento e um volume útil de 639 m³.
O comprimento total do Antei é de 57,84 metros. Pesando 114 toneladas, ele mede 12,54 metros de altura. São 4 motores Kuznetsov NK-12MA (cada qual com um par de hélices uma em sentido diferente da outra), gerando potência de 11.200 kW por motor.
Com carga de até 40 toneladas, o turboélice tem alcance de 5.000 km – que diminui para 3.100 km em carga total (60 toneladas). A velocidade máxima da aeronave é de 740 km/h (560 km/h – cruzeiro). A capacidade de transporte é de até 290 pessoas ou 150 paraquedistas com equipamento.