sexta-feira, novembro 15, 2024
InícioDestaqueAntonio Brito retira candidatura à presidência da Câmara

Antonio Brito retira candidatura à presidência da Câmara

O deputado federal Antonio Brito (PSD-BA) decidiu retirar a sua candidatura na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, conforme anúncio nesta quarta-feira, 13. Segue na disputa contra Hugo Motta (Republicanos-PB) o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).

“A bancada reunida hoje, depois de conversas com o candidato Hugo Motta e o debate da proporcionalidade, a bancada decidiu por minha retirar a candidatura”, declarou Antonio Brito.

O líder do PSD na Câmara disse que a decisão de deixar a disputa foi própria, mas acolhida pelo restante da bancada. “Para que nós possamos dar sequência ao processo que ocorre com as demais lideranças da Casa e apoiar Hugo Motta”, afirmou.

Com a desistência, Antonio Brito vai assumir o segundo maior bloco parlamentar da Casa, formado pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos — que, juntos, contabilizam 146 deputados. 

lira e hugo motta
Lira fez o pronunciamento de apoio a Hugo Motta para a presidência da Câmara | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Com desistência de Antonio Brito, PSD fecha com Hugo Motta

Com a desistência de Antonio Brito à presidência, o PSD de Gilberto Kassab decidiu declarar apoio à candidatura de Hugo Motta — nome de Arthur Lira (PP-AL) para sucedê-lo no cargo.

A decisão ocorreu depois de reunião com Gilberto Kassab e Hugo Motta. O apoio não foi discutido com Elmar Nascimento, como apurou Oeste — Brito e o líder do União Brasil tinham um acordo de mútuo apoio para quem construísse a melhor candidatura. 

Até semana passada, as seguintes bancadas já tinham anunciado voto favorável ao candidato de Arthur Lira: PL (92), PT (68), PP (50), Republicanos (44), MDB (44), PSDB/Cidadania (17), PDT (18), PSB (14), Podemos (14), PCdoB (7) e PV (5).

Considerando o número total de cada bancada, incluindo a do PSD (44), Hugo Motta já contabiliza 417 votos. Se a eleição fosse hoje, teria ganhado a disputa. Para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, um deputado precisa obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, no mínimo 257 votos dos 513 deputados.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui