O governo do presidente argentino, Javier Milei, anunciou que a antiga Télam, agência estatal de notícias, foi transformada em uma agência de publicidade governamental. A mudança foi publicada em boletim oficial, na última sexta-feira, 28.
A empresa agora será chamada de Agencia de Publicidad del Estado Sociedad Anónima Unipersonal (ou Agência Estatal de Publicidade). Essa decisão provocou críticas de entidades, como o Sindicato da Imprensa de Buenos Aires (Sipreba) e o grupo de trabalhadores temporários Somos Télam.
Acusações de ataque à liberdade de expressão
Esses grupos acusaram o governo de Javier Milei de promover um “ataque à liberdade de expressão”. Os sindicalistas se comprometeram a “defender os empregos e o papel social dos meios de comunicação públicos que este governo pretende destruir”.
Durante a abertura das sessões ordinárias do Congresso, Javier Milei declarou que a Télam “tem sido utilizada nas últimas décadas como agência de propaganda kirchnerista”.
Nova estratégia do governo Milei
A transformação faz parte de uma nova estratégia delineada pelo governo Milei, com o objetivo de unir as atividades da agência com as da comunicação estatal, conforme detalhado no boletim oficial.
Porta-voz da Casa Rosada, Manuel Ardoni afirmou no Twitter/X: “A Télam como a conhecemos deixou de existir”.