A semana do Ano-Novo vai ser marcada por muita chuva em áreas do centro-sul do Brasil devido à formação e passagem de uma grande frente fria.
Segundo previsão da MeteoRed, uma área de baixa pressão atmosférica deve se formar em alto-mar entre sexta-feira, 27, e sábado, 28. Esse sistema vai ser o responsável por dar origem à frente fria, que avança sobre o Brasil a partir de domingo, 29.
A última semana do ano promete ser chuvosa e fria no Brasil, especialmente em áreas do leste da Região Sul, inclusive em Santa Catarina e no norte e leste do Paraná.
No entanto, a chuva mais intensa e volumosa deve se concentrar sobre o Sudeste do Brasil, com destaque para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e para o sul e oeste de Minas Gerais. Altos volumes também são esperados para o Centro-Oeste e para o Amazonas e Rondônia.
Em todas essas localidades, é alto o risco para eventos extremos, como alagamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras.
Frente fria deixa o tempo úmido na véspera de Ano-Novo
Na véspera do Ano-Novo, o canal de umidade formado pela frente fria vai continuar ativo, mas perde intensidade. A virada pode ter chuva fraca em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde as temperaturas ficam amenas. Em Vitória, não chove.
Para o Sul, a umidade continua elevada, especialmente em áreas da faixa leste da Região, inclusive em Florianópolis e em Curitiba, onde pode garoar na noite de terça-feira, 31. A maior probabilidade de chuva fica concentrada sobre o norte do Paraná. Em Porto Alegre, a previsão indica tempo firme no réveillon.
No Centro-Oeste, a previsão é de céu nublado no último dia de 2024 e a sensação deve ser de tempo abafado. Na hora da virada, pode chover fraco em Goiás, no Distrito Federal e em áreas de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, a previsão não indica chuva.
Já no Norte do Brasil, a maior possibilidade de chuva se concentra sobre região de Belém. No entanto, também ocorrem pancadas isoladas com moderada intensidade em Manaus, Porto Velho e Rio Branco. Em Palmas e Macapá, o Ano-Novo deve ter tempo instável, mas só chove fraco. Já em Boa Vista, o tempo fica firme.
Nas capitais do Nordeste, o ano de 2025 vai começar sem chuva e com sensação de calor.