O ano de 2025 começará com mudanças significativas no clima no Sul e no Sudeste do Brasil. Uma frente fria deve chegar ao Brasil depois do término do primeiro evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste verão. As chuvas pelo país devem continuar, mas de forma mais irregular. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta segunda-feira, 30.
Com o enfraquecimento e a ausência da ZCAS, as precipitações no Sul do país deverão ocorrer de forma mais pontual até o fim do ano em partes dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
Nos primeiros dias de janeiro, prevê-se um evento de precipitação mais expressivo no Centro-Sul do Brasil, possivelmente por causa da formação e avanço de uma frente fria. Contudo, há a possibilidade de que essa situação resulte de um canal de umidade formado por um ciclone subtropical.
Esses sistemas híbridos, com características extratropicais e tropicais, tornam a previsibilidade mais volátil. De qualquer forma, o começo do ano será marcado por um aumento das chuvas, especialmente na Região Sul, com potencial para tempestades.
Frente fria chega no primeiro dia do ano
No primeiro dia de 2025, quarta-feira, o canal de umidade perderá intensidade, o que resultará em chuvas mais irregulares, mas ainda com potencial de tempestades localizadas e pancadas de chuva de forte intensidade.
Pela manhã, haverá muita nebulosidade em grande parte do Brasil, com céu mais claro no Nordeste, no Tocantins, em Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste da Região Sul e em boa parte do Rio Grande do Sul. As chuvas ocorrerão de forma pontual, com maior intensidade entre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, no norte de Mato Grosso e na Região Norte.
Na quinta-feira 2, o Brasil enfrentará muita nebulosidade. As chuvas pela manhã devem ocorrer de forma pontual no centro-norte do país. A previsão mostra chuvas fortes na primeira parte do dia na Região Norte, especialmente no Amazonas, no Pará, em Rondônia e no norte de Mato Grosso.
Chuvas pontuais e de fraca intensidade ocorrerão entre Minas Gerais e o Espírito Santo e entre o norte de Mato Grosso do Sul e o sudeste de Mato Grosso. No período da tarde, há alerta para chuvas intensas e tempestades localizadas em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em toda a Região Centro-Oeste, na Região Norte e, por fim, no Maranhão.
O destaque da quinta-feira será a formação e atuação de um sistema frontal a partir do fim da manhã e do começo da tarde sobre a Região Sul. Este sistema trará alertas de risco para chuvas intensas e tempestades.
As precipitações poderão ocorrer de forma severa no norte e no leste do Rio Grande do Sul, o que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre, além de Santa Catarina e do sul e do oeste do Paraná. No leste paranaense, as chuvas ocorrerão com fraca intensidade.