Com a atualização do Android 15, lançada em outubro pela Google, novas ferramentas para impedir roubos ou bloquear os aparelhos caso sejam levados foram implementadas para garantir a proteção dos dados dos usuários.
Entre elas estão o bloqueio remoto, que pode ser feito a partir de outros dispositivos, proteções extras para senhas e informações confidenciais, e a possibilidade de esconder aplicativos. Veja quais são as novas ferramentas anti-roubo.
Fechadura anti-roubo
Os dispositivos atualizados para o Android 15 poderão usar uma nova fechadura de detecção de roubo que utiliza inteligência artificial para manter os dados cadastrados no celular seguros.
A ferramenta conseguirá identificar se uma pessoa está correndo, andando de bicicleta ou dirigindo para longe do local de origem, bloqueando o aparelho automaticamente.
De acordo com o Google, a novidade não é compatível com a versão do sistema operacional Android Go, acessórios e tablets.
Bloqueio remoto
Além desse recurso, outra novidade é o travamento do celular através de qualquer outro dispositivo.
Para fazer o bloqueio remoto, o usuário precisará usar seu número de telefone e fazer uma verificação de segurança simples — permitindo que o acesso ao equipamento seja impedido a partir de uma ação à distância.
Proteção de senhas
O Android 15 vem com proteções extra para assegurar que ladrões adivinhem suas senhas e acessem informações confidenciais. De acordo com o Google, na atualização foram adicionadas autenticação para configurações visadas por ladrões, como remover seu SIM ou desativar o Find My Device.
Se forem feitas tentativas falhas de acessar os ajustes do aparelho, ele será bloqueado — impedindo que o celular seja reiniciado e vendido.
Espaço privado
A atualização trouxe a possibilidade de criar uma espécie de cofre dentro do telefone — onde aplicativos ficam invisíveis para outros.
“Quando o espaço privado é bloqueado, os aplicativos permanecem virtualmente invisíveis para os outros e são ocultados da sua lista de aplicativos, visualização de aplicativos recentes, notificações e configurações”, descreveu o Google em um comunicado à imprensa.
O acesso a esses sistemas escolhidos é protegido por uma camada de autenticação e é possível ainda ocultar o próprio espaço privado.
Em dobráveis e tablets, também será possível fixar e desafixar facilmente sua barra de tarefas na tela. Dessa forma, será possível personalizar o layout e manter seus aplicativos favoritos ao alcance para acesso rápido.
*Com informações de Ana Beatriz Dias, da CNN