quarta-feira, maio 14, 2025
InícioDestaqueAndré Ventura passa mal durante comício em Portugal

André Ventura passa mal durante comício em Portugal

André Ventura, presidente do Chega, partido de direita português, passou mal durante discurso em um comício na cidade de Tavira na noite desta terça-feira, 13. Ele precisou ser retirado do palco por volta das 21h10, horário de Lisboa.

Ele foi imediatamente amparado por membros da comitiva e levado para fora do Parque de Feiras e Exposições de Tavira. Pedro Pinto, líder da bancada do Chega, falou aos presentes no comício que Ventura foi encaminhado ao hospital. “Não se preocupem, vamos vencer as eleições do próximo dia 18 de maio”, prometeu.

“Por orientação médica, ele foi realizar alguns exames aqui no hospital e vai dar tudo certo”, informou Pedro Pinto, ao acrescentar que, a pedido do líder, o evento deveria continuar. “Vamos seguir com este jantar (…) vamos continuar lutando por este país, por este partido”, concluiu o líder da bancada, que pediu uma salva de palmas para Ventura.

Foram acionados para o local integrantes dos Bombeiros Municipais de Tavira, que prestaram os primeiros socorros ao presidente do Chega, além de uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem, órgão análogo ao Samu brasileiro).

Ao todo, foram mobilizados seis profissionais: dois bombeiros dos Voluntários de Tavira na ambulância dos bombeiros, dois profissionais do Inem — um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar — e um médico com um enfermeiro no carro do Inem.

Há um ano, Ventura foi alvo de tentativa de assassinato

Em maio de 2024, um homem foi detido pela polícia nas proximidades da sede do partido Chega, em Lisboa, depois de afirmar que carregava uma bomba e que pretendia matar Ventura. O suspeito conseguiu entrar no prédio e chegou até o 4º andar, onde exibiu comportamento e discurso incoerentes.

No entanto, Ventura não se encontrava no local naquele momento, pois estava na região da Madeira em atividades de campanha. A operação foi encerrada depois de a polícia confirmar que não havia qualquer material explosivo nas dependências do edifício.

Nas últimas eleições, o Chega se tornou a terceira maior bancada do Parlamento de Portugal. Sozinha, a legenda de direita criada em 2019 obteve 18,06% dos votos e garantiu 48 cadeiras das 230 disponíveis.

Nas eleições legislativas antecipadas de 2022, conseguiu eleger 12 deputados e elevou-se para a posição de terceira maior força política do país. Com o resultado do pleito daquele ano, o partido registrou um crescimento de 300%.

Ventura é formado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa e possui doutorado em Direito Público pela Universidade de Cork, na Irlanda. O político português se define como “liberal na economia e conservador nos costumes”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui