segunda-feira, janeiro 27, 2025
InícioGeralAndré Mendonça suspende demarcação de terra indígena em SC

André Mendonça suspende demarcação de terra indígena em SC

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a demarcação da Terra Indígena (TI) Toldo Imbu, localizada em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. A suspensão é válida até o julgamento final do marco temporal das terras indígenas.

A decisão de Mendonça também interrompeu os efeitos do decreto que reconhecia a posse tradicional dos povos Kaingang sobre a área.

O STF determinou que todos os processos relacionados ao tema de demarcação de terras indígenas deveriam ficar suspensos até o julgamento do marco temporal. Com base nisso, Mendonça afirmou que sua decisão visava garantir a segurança jurídica sobre o assunto, para evitar o surgimento de situações irreversíveis ou difíceis de corrigir depois.

Governo de SC pediu suspensão da demarcação da terra indígena

Em 2007, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) editou uma portaria reconhecendo o território como de ocupação tradicional dos indígenas Kaingang. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a homologação, última etapa do processo de demarcação, em dezembro de 2024.

Povo indígena Kaingang
Indígenas Kaingang que disputam a TI Toldo Imbu | Foto: Divulgação/ Cimi Regional Sul

O pedido de suspensão foi apresentado pelo Estado de Santa Catarina, pelo município e por indústrias agropecuárias da região. A ação usava um recurso extraordinário contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que validou o processo administrativo da Funai.

Marco temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito apenas sobre as terras onde viviam ou que já disputavam na data de promulgação da Constituição de 1988.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui