Recurso “Explorar” permite descobrir colaborações, músicas e criar playlists com ajuda da inteligência artificial
A Amazon Music anunciou nesta terça-feira (20) o início dos testes de um novo recurso de busca com inteligência artificial, chamado “Explorar”, voltado para ajudar os usuários a conhecerem melhor seus artistas favoritos.
Para utilizá-lo, basta tocar em “Encontrar” na parte inferior da tela, digitar o nome de um artista e selecionar a aba “Explorar” no topo da página. O recurso oferece informações sobre colaborações musicais, artistas semelhantes e destaques da discografia do músico pesquisado.

- O “Explorar” também permite que os usuários criem playlists geradas por inteligência artificial.
- Essa funcionalidade amplia o uso do Maestro, assistente musical com IA lançado pela Amazon em 2023 para competir com o DJ do Spotify.
- A integração com o novo recurso visa estimular o uso da curadoria automatizada da plataforma.
Assinatura aumenta de preço nos EUA
Além de aprofundar o engajamento com o catálogo e reforçar o vínculo entre fãs e artistas, o lançamento coincide com o recente aumento de preço do plano Music Unlimited — que passou a custar US$ 11. O novo recurso surge como um incentivo adicional à assinatura.
Inicialmente, o “Explorar” está disponível em versão beta para assinantes selecionados nos EUA, no app para iOS, e cobre cerca de 10 mil artistas.

Enquanto isso, o Spotify, concorrente no mercado de streaming de música, também vai aprimorando seus recursos com IA. Recentemente, a plataforma anunciou que o seu “DJ” virtual turbinado por IA vai atender a comandos de voz. Leia mais aqui.
Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados.
O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis,
mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.