quarta-feira, setembro 11, 2024
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Alunos saem do ensino médio sem saber calcular porcentagem, segundo índice

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 revelou um cenário de estagnação nos alunos do sistema educacional brasileiro. O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados na quarta-feira 14.

O MEC mostrou uma leve melhora nos anos iniciais do ensino fundamental e no ensino médio. No entanto, houve uma queda nos anos finais do ensino fundamental.

O Ideb é calculado com base nos resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que medem o desempenho em matemática e português.

As notas de 2023 mostram que a média nacional permanece em níveis muito baixos. Alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas alcançaram uma média de 264,6 pontos em matemática e 270,2 em língua portuguesa.

O cenário das notas situa os alunos no nível dois de proficiência em uma escala de 1 a 8.

Desafios no aprendizado dos alunos do ensino médio

Nesse nível, os estudantes conseguem compreender ironia em tirinhas e interpretar tabelas, mas ainda não sabem calcular porcentagens ou resolver problemas matemáticos usando operações fundamentais. O ensino médio é considerado um dos maiores desafios da educação básica.

Uma reforma no ensino médio, iniciada em 2017 e implantada em 2022, sofreu críticas e levou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva a aprovar novas mudanças estruturais neste ano, previstas para entrar em vigor no próximo ano.

A principal mudança em 2024 será o aumento da carga horária para disciplinas tradicionais, que havia sido reduzida para dar espaço aos itinerários formativos.

Resultados dos anos iniciais do ensino fundamental

Nos anos iniciais do ensino fundamental, os alunos do 5º ano das redes municipais obtiveram uma média de 208 pontos em língua portuguesa. Eles atingiram o nível quatro de proficiência em uma escala de 1 a 9.

Nesse nível, os alunos conseguem entender o humor em piadas e identificar informações explícitas em receitas culinárias. Contudo, não sabem identificar assunto e opinião em reportagens ou reconhecer a finalidade de textos em cartazes.

Em matemática, a média dos alunos do 5º ano foi de 219 pontos, também no nível quatro de proficiência.

Eles conseguem converter horas em minutos e interpretar relógios de ponteiro, mas não sabem calcular a área de figuras retangulares ou somar diferentes quantias de dinheiro.

Queda nos anos finais do ensino fundamental

Nos anos finais do ensino fundamental, os alunos do 9º ano das escolas públicas obtiveram uma média de 251 pontos em matemática e 254,62 em português. Isso corresponde ao nível três de proficiência em uma escala de 1 a 9.

Nesse nível, eles conseguem determinar a soma ou a diferença em operações com números inteiros, mas não sabem converter unidades de comprimento de metros para centímetros.

O Ideb é produzido a cada dois anos e divulgado em anos eleitorais. Ele é calculado a partir da taxa de aprovação das escolas e das médias de desempenho dos alunos em avaliações de matemática e português, realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Criado em 2007, o Ideb tinha metas até 2021. Tanto o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) quanto a atual gestão de Lula não renovaram o modelo.

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Via Revista Oeste

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