quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioDestaqueAlunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio conhecem novas carreiras em...

Alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio conhecem novas carreiras em Feira das Profissões

Para aproximar os jovens do mundo do trabalho e orientá-los sobre as escolhas para o futuro, as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e as Gerências Regionais de Educação (GRE) realizam e organizam, durante os meses de novembro e dezembro, a Feira das Profissões. Com a oferta de 61 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, presentes em 566 escolas e distribuídos por 222 municípios piauienses, a feira permite aos estudantes identificar suas áreas de afinidade e vislumbrar possibilidades de futuro.

Em Teresina, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva trouxe o tema “Integração Transformadora” e ofereceu atividades interativas em áreas como Sustentabilidade e Tecnologia da Informação, conduzidas por alunos do Curso de Desenvolvimento de Sistemas.

Fátima Letícia, de 16 anos, contou aos visitantes como o Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral, tem contribuído para o seu aprendizado e crescimento profissional. “Tenho aprendido a programar e a entender como a tecnologia transforma o nosso mundo, tudo isso com o apoio dos professores e convivendo com colegas que compartilham do mesmo interesse. É uma oportunidade única para aprender e entrar no mercado com mais conhecimento e confiança”, afirmou.

Em Paulistana, o Ceti Lucinete Santana da Silva apresentou as diretrizes dos cursos nas áreas de Agropecuária, Enfermagem, Farmácia e Sistemas de Energia Renovável, com participação de 228 estudantes de escolas municipais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA TEC). Segundo a gestora do Centro, Lucicleia Acioly, o evento ajudou os jovens a vivenciarem práticas profissionais e a entenderem melhor as demandas de cada área.

image.png

“A Feira das Profissões é uma oportunidade valiosa para os nossos estudantes conhecerem, na prática, diversas carreiras e opções para o futuro. Eventos como esse destacam o diferencial da escola pública. Além das aulas, oferecemos uma formação técnica integrada ao Ensino Médio, ajudando cada aluno e aluna a construir seu projeto de vida com mais segurança e conhecimento”, ressaltou Lucicleia Acioly, Gestora do Ceti Lucinete Santana.

Francisca Maria de Carvalho, mãe de uma aluna do Ceti, visitou a Feira das Profissões e elogiou a iniciativa da escola. Ela destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e o quanto as opções de formação cresceram em Paulistana. “Hoje a oportunidade está aqui, bem ao nosso alcance. Vimos cursos que antes só eram possíveis em outras cidades, e agora podemos fazer sem sair daqui”, afirmou.

image.png

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que a Feira é uma porta de entrada para que a comunidade conheça todas as transformações pelas quais a Educação do Piauí vem passando. “A gestão do governador Rafael Fonteles tem investido para transformar a Educação, e a Feira das Profissões é importante para que a comunidade veja de perto como tudo isso está acontecendo na prática. A Escola de Tempo Integral integrada à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica abre portas para que os nossos jovens possam se qualificar, conectando-os ao mundo do trabalho e aos seus projetos de vida. Queremos que cada estudante tenha acesso a uma Educação Pública de qualidade e com oportunidades reais para o futuro”, afirmou.

image.png

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui