O projeto de seis estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) venceu a competição Nasa International Space Apps Challenge na categoria “arte e tecnologia”. O grupo teve um dos melhores trabalhos entre mais de 9.900 inscritos.
O desafio era criar um produto interativo audiovisual que usasse imagens e dados da frota de satélites da Nasa para mostrar como as mudanças em um sistema da Terra podem alterar outros sistemas.
Os estudantes de engenharia de computação criaram um museu virtual em que os usuários interagem com sete quadros e aprendem sobre os sistemas e fenômenos globais. Com isso, aumentam a conscientização sobre as mudanças climáticas e os impactos globais.
Participaram do grupo os alunos Gabriel Alexander Toledo Mendes, Luc Joffily Ribas, Lucas Nogueira Roberto, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer.
Foi o segundo ano consecutivo que estudantes da Unicamp venceram a competição. No ano passado, o projeto “Jardins Oceânicos” ganhou na categoria “impacto galáctico”.
Outras duas equipes brasileiras, de Maceió e de Florianópolis, venceram o desafio nas categorias “melhor uso da tecnologia” e “impacto local”, respectivamente.
O grupo de Maceió criou um modelo para prever o início de terremotos em Marte e na Lua usando dados fornecidos pela Nasa.
Já a equipe e Florianópolis desenvolveu uma interface de inteligência artificial para os usuários terem acesso a dados sobre incêndios florestais em linguagem simples. O objetivo é tornar as informações ambientais mais acessíveis, oferecendo consultas sobre eventos passados, condições atuais e oferecer insights preditivos.
A edição de 2024 teve como tema “O sol toca tudo” e contou com a participação de mais de 93 mil pessoas de 163 países diferentes. No total, 9.996 projetos foram inscritos.