Os alunos da rede pública estadual de ensino do Piauí conquistaram 30 medalhas na Olimpíada Piauiense de Química. A cerimônia de premiação de todos os estudantes medalhistas, dentre rede pública e privada, foi realizada nesta quarta-feira (18), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), com a presença do governador Rafael Fonteles. Ao todo, 112 foram premiados e cerca de 100 menções honrosas foram entregues.
O governador celebrou as conquistas dos estudantes e ressaltou a importância do investimento em educação para o desenvolvimento do estado. “Hoje, como governador, vejo com orgulho alunos da rede estadual sendo medalhistas, conquistando as primeiras posições na Olimpíada de Química, inclusive superando as escolas privadas. Isso é um claro sinal de que a educação pública no Piauí está alcançando níveis extraordinários, mostrando que o talento e a vocação para a ciência estão presentes em todo o estado”, afirmou o gestor, destacando que a premiação é fruto das oportunidades oferecidas pela rede pública estadual, que têm permitido a esses jovens alcançar resultados brilhantes.
A reitora da Ufpi, Nadir Nogueira, enfatizou a importância do evento para a educação do estado, para as famílias e para os jovens medalhistas. “O Piauí tem uma tradição de conquistar medalhas, iniciada com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em Cocal dos Alves, que foi se expandindo. A Olimpíada Piauiense de Química traz a educação para o centro das discussões, colocando-a como uma das prioridades nas agendas do Governo Estadual e Nacional, sendo um dos mais significativos investimentos para a juventude”, ressaltou Nadir Nogueira.
O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância histórica dessa premiação, especialmente pelos resultados das escolas estaduais. “Na modalidade do primeiro ano do Ensino Médio, tivemos 8 medalhas de ouro, das quais 5 foram conquistadas por alunos da rede estadual, superando as escolas privadas. Ao todo, considerando todas as modalidades, foram 30 medalhas conquistadas por estudantes de Teresina e de outros 10 municípios do Piauí”, detalhou.
Bandeira também destacou o sucesso dos projetos “Seduc Olímpica” e “Turmas ITA/IME”, que têm contribuído com a preparação dos alunos para as Olimpíadas do Conhecimento. “Esses projetos fortalecem a aprendizagem e proporcionam contato com conteúdos mais desafiadores, preparando os estudantes para o ENEM e vestibulares altamente competitivos, como os do ITA, IME e outros”, completou.
Pedro Lucas Nascimento Santos, medalhista de ouro na modalidade 1 e integrante da primeira turma ITA/IME do Governo do Estado, compartilhou sua experiência. “Foi minha primeira olimpíada e me senti incentivado pelos professores e colegas de turma. Estou muito feliz com o resultado e me sinto realizado. No início, eu não me destacava em Química, mas ao longo do ano me dediquei aos estudos, especialmente para a olimpíada. A turma ITA/IME representa uma grande oportunidade para um futuro melhor”, afirmou o estudante, que agora tem como objetivo conquistar medalhas na Olimpíada Nacional (OBQ) e na Olimpíada Norte-Nordeste (ONNEQ).