quarta-feira, dezembro 18, 2024
InícioDestaqueAlunos da rede estadual de ensino conquistam 30 medalhas na Olimpíada Piauiense...

Alunos da rede estadual de ensino conquistam 30 medalhas na Olimpíada Piauiense de Química 2024

Os alunos da rede pública estadual de ensino do Piauí conquistaram 30 medalhas na Olimpíada Piauiense de Química. A cerimônia de premiação de todos os estudantes medalhistas, dentre rede pública e privada, foi realizada nesta quarta-feira (18), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), com a presença do governador Rafael Fonteles. Ao todo, 112 foram premiados e cerca de 100 menções honrosas foram entregues.

O governador celebrou as conquistas dos estudantes e ressaltou a importância do investimento em educação para o desenvolvimento do estado. “Hoje, como governador, vejo com orgulho alunos da rede estadual sendo medalhistas, conquistando as primeiras posições na Olimpíada de Química, inclusive superando as escolas privadas. Isso é um claro sinal de que a educação pública no Piauí está alcançando níveis extraordinários, mostrando que o talento e a vocação para a ciência estão presentes em todo o estado”, afirmou o gestor, destacando que a premiação é fruto das oportunidades oferecidas pela rede pública estadual, que têm permitido a esses jovens alcançar resultados brilhantes.

A reitora da Ufpi, Nadir Nogueira, enfatizou a importância do evento para a educação do estado, para as famílias e para os jovens medalhistas. “O Piauí tem uma tradição de conquistar medalhas, iniciada com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em Cocal dos Alves, que foi se expandindo. A Olimpíada Piauiense de Química traz a educação para o centro das discussões, colocando-a como uma das prioridades nas agendas do Governo Estadual e Nacional, sendo um dos mais significativos investimentos para a juventude”, ressaltou Nadir Nogueira.

O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância histórica dessa premiação, especialmente pelos resultados das escolas estaduais. “Na modalidade do primeiro ano do Ensino Médio, tivemos 8 medalhas de ouro, das quais 5 foram conquistadas por alunos da rede estadual, superando as escolas privadas. Ao todo, considerando todas as modalidades, foram 30 medalhas conquistadas por estudantes de Teresina e de outros 10 municípios do Piauí”, detalhou.

WhatsApp Image 2024-12-18 at 18.42.48.jpeg

Bandeira também destacou o sucesso dos projetos “Seduc Olímpica” e “Turmas ITA/IME”, que têm contribuído com a preparação dos alunos para as Olimpíadas do Conhecimento. “Esses projetos fortalecem a aprendizagem e proporcionam contato com conteúdos mais desafiadores, preparando os estudantes para o ENEM e vestibulares altamente competitivos, como os do ITA, IME e outros”, completou.

WhatsApp Image 2024-12-18 at 18.42.59.jpeg

Pedro Lucas Nascimento Santos, medalhista de ouro na modalidade 1 e integrante da primeira turma ITA/IME do Governo do Estado, compartilhou sua experiência. “Foi minha primeira olimpíada e me senti incentivado pelos professores e colegas de turma. Estou muito feliz com o resultado e me sinto realizado. No início, eu não me destacava em Química, mas ao longo do ano me dediquei aos estudos, especialmente para a olimpíada. A turma ITA/IME representa uma grande oportunidade para um futuro melhor”, afirmou o estudante, que agora tem como objetivo conquistar medalhas na Olimpíada Nacional (OBQ) e na Olimpíada Norte-Nordeste (ONNEQ).

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui