sábado, fevereiro 22, 2025
InícioDestaqueAlunos da Escola Municipal Extrema recebem certificação do curso EduBot

Alunos da Escola Municipal Extrema recebem certificação do curso EduBot

Nessa segunda-feira (17), 85 alunos da Escola Municipal Extrema, do 6º ao 9º ano, receberam a certificação do curso EduBot, um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O curso é aplicado na rede municipal de ensino por meio de uma parceria entre os institutos e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Alunos da Escola Municipal Extrema recebem certificação do curso EduBot

A cerimônia de certificação aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (CEFOR) e contou com a presença do reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, do diretor do Campus Teresina Central, Paulo Vilarinho, do coordenador do projeto, Otílio Paulo, do secretário municipal de Educação, Ismael Silva, da secretária executiva de Ensino, Irene Lustosa, e do diretor da Escola Municipal Extrema, Ivaldo Borges.

O EduBot tem como objetivo ensinar robótica educacional para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, utilizando metodologias ativas que estimulam a programação aplicada à robótica. A iniciativa busca proporcionar aos alunos uma nova perspectiva educacional, incentivando o aprendizado tecnológico e o desenvolvimento de projetos inovadores, incluindo soluções voltadas para a inclusão.

“Nossos alunos da rede municipal aprendendo sobre noções básicas de robótica, programação e tecnologia, desenvolvendo projetos, inclusive, na área da inclusão. Hoje foram certificados os alunos da Escola Extrema e certamente esse é um projeto que nós vamos dar continuidade em parceria com o Instituto Federal, afinal, a tecnologia é uma aliada do nosso processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, destacou o secretário Ismael Silva.

A ampliação das parcerias entre a SEMEC e o IFPI foi reforçada pelo diretor do Campus Teresina Central, Paulo Vilarinho. “A gente conclama a SEMEC pra que venha até nós pra fortalecermos as nossas parcerias porque nós queremos os alunos da SEMEC no IFPI fazendo nossos cursos integrados”, afirmou.

Para o diretor da Escola Municipal Extrema, Ivaldo Borges, a certificação representa uma conquista importante para os estudantes. “Fico muito feliz em ver que todos os alunos receberam a certificação pelo trabalho desenvolvido na escola. Essa parceria é boa e pretendemos continuar pra que outros alunos tenham oportunidade de aprender ainda mais”.

O coordenador do projeto, Otílio Paulo, ressaltou que o EduBot tem um papel essencial na iniciação tecnológica dos alunos, proporcionando novas oportunidades no mercado de trabalho. “Para nós, é extremamente gratificante chegar ao momento de entregar a certificação para esses estudantes que finalizaram o curso conosco. Eles agora têm uma nova perspectiva de mudança de vida, com a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e entender melhor como funcionam a automação e a robótica educacional”.

A aluna Mirela, de 14 anos, estudante do 9º ano da escola e participante do curso, também destacou a importância do aprendizado. “A gente não só aprendeu como praticou. É muito importante porque com certeza isso aqui vai ser proporcionado do EduBot para o mundo”.

O Projeto EduBot é fomentado por meio de recursos dos Institutos Federais do Espírito Santo e Piauí de Apoio à Iniciação Tecnológica, com foco no Ensino de Programação Aplicada. A parceria com a SEMEC permite que o curso seja aplicado nas escolas da rede municipal, contribuindo para a modernização do ensino e a preparação dos estudantes para desafios futuros na área da tecnologia.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui