O estudante Luca Pujol Fanton, 18, vai realizar o sonho de estudar medicina na USP (Universidade de São Paulo) neste ano. Ele foi aprovado no curso por meio do Enem-USP, sistema que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o ingresso na universidade.
Luca teve um desempenho impressionante no exame: ele tirou 960 na redação e obteve as notas máximas em matemática e suas tecnologias (961,9) e em ciências da natureza e suas tecnologias (867,2).
Em depoimento enviado à CNN, o jovem de São José dos Campos disse que a pontuação tão alta no Enem foi uma surpresa. “Mas minha preparação sempre teve o foco em ir bem quando fosse para valer, então foi mais um sentimento de satisfação e recompensação do que de surpresa.”
Luca resumiu a preparação para o vestibular como “20% inspiração, 80% transpiração”. Ele disse que não perdeu nenhum simulado, mas que o principal foi prestar atenção nas aulas e participar. “Não saía da aula com dúvida e se acontecesse de ter dúvida, buscava sanar.”
Além disso, o estudante participava das atividades da escola e de Olimpíadas do conhecimento. “Meu maior segredo acho que é gostar de estar lá e de aprender.”
Uma dica para os outros alunos que desejam seguir o mesmo caminho de Luca é “se cercar de pessoas que contribuam para seu crescimento” e não perder o ânimo. “Por mais que se vá mal em uma prova, não quer dizer que não existam outros caminhos para alcançar seus objetivos”, comentou.