O estudante Manoel José Nunes Neto, do 3ª ano do colégio São Francisco de Sales (Diocesano), em Teresina (PI), ganhou o prêmio “Nobel de Ciência Jovem”. A premiação foi entregue em 27 de agosto, na Suécia.
Manoel disputou com mais de trinta projetos de vários países e recebeu mais de 400 mil votos na internet. O evento, organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997, visa a incentivar soluções inovadoras para desafios hídricos globais.
O projeto que rendeu o “Nobel de Ciência Jovem” ao aluno brasileiro
O aluno desenvolveu um protótipo que navega em diferentes ambientes aquáticos. “Fiz um barco autônomo, acessível e de baixo custo”, afirmou Manoel, ao jornal Folha de S.Paulo. “São peças recicladas de computadores antigos, o lítio é muito danoso e não podia fazer um barco para prejudicar o meio ambiente.”
O material aquático, equipado com sensores e placa solar, envia informações a um site sobre a qualidade da água. “O projeto surgiu para ajudar as comunidades ribeirinhas, o povo ianomâmi — que sofre muito por causa do garimpo ilegal”, afirmou Manoel.
Outros prêmios de Manoel José Nunes Neto
O estudante ainda afirmou que está patenteando a invenção e busca recursos para produção em larga escala. No ano passado, venceu a Feira Mineira de Iniciação Científica e ganhou o prêmio ouro no Fórum Internacional de Ciência, em Porto Rico.