segunda-feira, setembro 30, 2024
InícioEconomiaAluguel no país sobe mais que o triplo da inflação

Aluguel no país sobe mais que o triplo da inflação

O preço do aluguel residencial subiu mais do que o triplo da inflação no primeiro semestre de 2024, de acordo com o Índice FipeZAP de Locação Residencial. O aumento acumulado foi de 8,02%, enquanto o IPCA, índice oficial de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 2,48% no mesmo período.

Das 25 cidades monitoradas pela pesquisa, 24 apresentaram altas nos aluguéis, que são baseados em anúncios na internet. Nos últimos 12 meses, o índice acumulou um crescimento de 14,86%. No primeiro trimestre, os aluguéis já subiam mais do que o dobro da inflação.

Imóveis de um dormitório lideram aumentos

Os imóveis de um dormitório lideraram o aumento nos primeiros seis meses do ano, com um crescimento de 9,57% e um valor médio de R$ 60,26/m². São Paulo se destacou como a cidade com o aluguel mais caro entre 11 capitais, seguida por Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro.

Em junho, o aluguel registrou uma alta de 1,43%, mostrando uma aceleração em comparação com maio, quando o aumento foi de 1,25%.

Economista explica aumento de aluguel acima da inflação

Paula Reis, economista do DataZAP, explicou que esse cenário resulta de “um aumento real do aluguel por metro quadrado”. Conforme a especialista, esse índice ainda pode subir no próximo semestre caso o mercado de trabalho se mantenha “estável ou melhore ainda mais”.

Lei também: “O aluguel mais caro do mundo“

“Cabe notar que, no mesmo período do ano passado, a variação do índice foi de 9,24%, enquanto do IPCA era de 2,87%”, comparou a economista. “Ou seja, o crescimento nominal e real do índice em 2024 estão menores do que em 2023”.

Para o encerramento de 2024, a Paula Reis prevê que tanto o índice de locação quanto o do mercado de trabalho serão menores que os registrados no ano anterior.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui