domingo, julho 7, 2024
InícioGeralAlto Alegre lidera taxa de analfabetismo no Brasil, segundo IBGE

Alto Alegre lidera taxa de analfabetismo no Brasil, segundo IBGE

Alto Alegre, cidade situada no noroeste de Roraima, enfrenta um sério problema de analfabetismo. Mais de um terço dos residentes com mais de 15 anos o equivalente a 36,8% são analfabetos.

O número representa 4.733 indivíduos de um total de 12.812 habitantes na faixa etária. Desta forma, a cidade tem a taxa de pessoas não alfabetizadas mais elevada do Brasil, conforme revelado pelos dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. As estatísticas foram divulgadas nesta sexta-feira, 17.

A maioria do município é indígena. Eles compõem 60,3% da população do município. O analfabetismo entre os indígenas é particularmente preocupante, atingindo 64,3%. Em contrapartida, apenas 7,6% dos residentes brancos são analfabetos.

Analfabetismo ao redor do Brasil

analfabetismo dobrou brasil pandemia
Depois de Alto Alegre, as maiores taxas de analfabetismo são encontradas no Piauí | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A nível nacional, a taxa é de 7%. Alto Alegre é a única cidade brasileira onde a taxa ultrapassa 35% da população. Em comparação, Floresta do Piauí e Aroeiras do Itaim, ambas no Piauí, apresentaram as segunda e terceira maiores taxas de analfabetismo em 2022, com 34,68% e 34,63%, respectivamente.

Entre as capitais, Maceió, em Alagoas, apresenta a maior taxa de pessoas não alfabetizadas, com 8,4% dos habitantes com mais de 15 anos. Seguem-se Teresina, no Piauí, com 7,1%, e Natal, no Rio Grande do Norte, com 6,6%. Por outro lado, São João do Oeste, localizada a 700 km de Florianópolis, registrou a menor taxa de analfabetismo do país em 2022, com apenas 0,9%.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui