quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaAlternativa ao Twitter/X, BlueSky prepara novidade aos brasileiros

Alternativa ao Twitter/X, BlueSky prepara novidade aos brasileiros

Depois de se destacar como alternativa ao Twitter/X no Brasil, o Bluesky deve lançar novidades para agradar e atrair mais usuários brasileiros, conforme informou a cofundadora Rose Wang ao jornal Folha de S.Paulo.

Desde o último sábado, 31, a plataforma recebeu mais de 2,6 milhões de brasileiros depois da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear a rede de Elon Musk. O BlueSky, no entanto, também não tem um representante legal no Brasil — uma das implicações que culminaram na queda do Twitter/X.

Segundo Rose, nas próximas semanas, a empresa planeja introduzir perfis privados, vídeos e o sistema de trending topics — assuntos mais comentados na plataforma. A gestão do aplicativo quer, ainda, contratar mais funcionários, para garantir a estabilidade do serviço, diante do aumento de usuários.

Rose afirmou à Folha que os feeds personalizados do BlueSky oferecem mais controle ao usuário do que os concorrentes, baseados em algoritmos. Ela também destacou que o modelo de código aberto da plataforma permite que os usuários levem seus dados e amigos para outras redes, mesmo se a empresa for adquirida por outra.

O conflito entre a Justiça e o Twitter/X

alexandre de moraes vpn; Bloqueio do Twitter/X
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão do Twitter/X no Brasil | Foto: Suamy Beydoun/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

O conflito entre o STF e o Twitter/X impulsionou a adesão ao Bluesky no Brasil. A ausência de um representante legal no país é uma das preocupações da Corte. Wang garantiu que a empresa em pleno trabalho com entidades locais para estabelecer representações e operar em conformidade com as leis brasileiras.

Ela também declarou que, mesmo que o Twitter/X seja reativado, o Bluesky continuará a investir em funcionalidades importantes para os brasileiros. O aplicativo de rede aberta, com código público, permite a contribuição de desenvolvedores. Um desenvolvedor brasileiro já criou uma extensão de trending topics para navegadores.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui