A alta cúpula da Câmara dos Deputados não participou do evento “Democracia Inabalada”, realizado nesta segunda-feira (8) no Congresso Nacional para relembrar os ataques às sedes dos Três Poderes.
O presidente Arthur Lira (PP-AL) e os vice-presidentes Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) não estiveram na cerimônia.
Lira justificou a falta por um problema de saúde na família. A assessoria do deputado afirmou que ele chegou a conversar por telefone com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comunicar a falta.
A CNN entrou em contato com os vice-presidentes, mas só obteve resposta do deputado Sóstenes, que afirmou não ter comparecido ao evento, pois “acha uma pantomima”.
Lira se manifestou nas redes sociais sobre o tema do evento. O deputado afirmou que a liberdade de manifestação não pode se converter em violência e destruição.
“Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal.”, escreveu o presidente da Câmara no X (antigo Twitter).
Compartilhe: