Aliados do ministro da Justiça, Flávio Dino, tentam conter o movimento do PT pelo fatiamento da pasta com a criação do Ministério da Segurança Pública.
A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ontem ventilando a ideia pegou Dino de surpresa, segundo pessoas próximas ao ministro.
A CNN apurou que antes de viajar para Nova York para a Assembleia da ONU em setembro, Lula esteve com o titular da Justiça e o tranquilizou no momento em que o PT estava subindo o tom na defesa da nova pasta, que a sigla pretende comandar.
A ideia parecia descartada, mas os ataques das milícias no Rio de Janeiro pressionaram o presidente a dar uma resposta forte.
Segundo um auxiliar de Dino, o “fatiamento” da Justiça atrasaria em um ano as ações já em curso na área da segurança pública e a criação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).
Depois da fala de Lula, os petistas subiram o tom e estão dando declarações cada vez mais enfáticas em defesa do novo ministério, o que causa desconforto no entorno do ministro.
Substituto
Número dois da Justiça, o secretário executivo Ricardo Cappelli ganhou força como o nome preferido de Dino para substituí-lo caso o atual ministro seja indicado para o STF, segundo aliados.
Cappelli está nas últimas semanas atuando em várias frentes e se expondo mais, o que é visto no PT como um sinal de que Dino estaria preparando seu sucessor.
VÍDEO – PF e PGR querem saber envolvimento de Leo Índio no 8/1
Compartilhe: