sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaAlexandre Silveira admite que existem divergências com Marina Silva

Alexandre Silveira admite que existem divergências com Marina Silva

Em sua última conversa com jornalistas no Fórum Econômico Mundial em Davos, nesta quinta-feira (18), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, admitiu que há divergências em relação à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Na ausência de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ambos representaram a delegação brasileira no evento nos Alpes suíços ao longo desta semana.

“Eu e a ministra Marina, nós temos, na maioria esmagadora das políticas, nós temos convergência”, disse Silveira.

Quando questionado sobre os pontos em que não há convergência, o ministro admitiu que eles discordam sobre o tempo que o Brasil irá levar para abandonar os combustíveis fósseis.

“O único ponto é a questão de em que tempo se dará a necessidade de nossa humanidade ficarmos livres dos combustíveis fósseis. O ministro de Minas e Energia entende a importância de se ficar livre para poder combater o aquecimento global”, afirmou o ministro.

Durante o fórum, Marina Silva defendeu fortemente a necessidade de o Brasil avançar na transição energética o quanto antes, abandonando fontes de combustíveis fósseis. Ainda que Marina tenha mencionado que o avanço na questão ambiental deve levar em consideração a questão social.

Já Silveira, apesar da extensa defesa da transição e da agenda verde no fórum, sempre ponderou com mais ênfase que é preciso pensar nas empresas e na economia ao fazer os investimentos para fontes de energia limpas. Ele chegou inclusive a criticar que os subsídios dados a empresas de energia renovável, defendendo que é necessário fazer uma revisão geral do setor elétrico.

“O Brasil faz o seu dever de casa com louvor. Nós precisamos discutir com o mundo de forma altiva, de cabeça erguida. Temos autoridade para isso, como que isso será monetizado a favor dos países do Sul global, em especial do Brasil, que pagou caro para poder ter 88% de energia elétrica, limpa e renovável”, disse Silveira.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui