O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elogiou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em evento na última sexta-feira, 30, mesmo dia em que o ministro bloqueou o Twitter/X no Brasil.
“Alexandre de Moraes tem sido um defensor incansável da democracia”, afirmou Pacheco, durante evento do Ministério Público (MP).
Além disso, ele afirmou que as decisões do ministro são “importantes para a “preservação dos valores democráticos no Brasil”.
“Pela notoriedade alcançada pelo ministro como alguém que foi muito importante para a Justiça Eleitoral naquele instante, que é muito importante para o STF, que possamos somar os esforços entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, para entregarmos o Brasil ao ambiente do diálogo, da civilidade, do respeito às instituições”, afirmou o senador.
Pacheco diz que Moraes é “doutrinador do direito”
Ainda segundo Pacheco, o ministro do STF “atingiu a notoriedade pública como doutrinador de direito”.
“Quando eu começava na faculdade de direito, já havia o livro do ministro Alexandre de Moraes competindo com manuais já antigos e reconhecidos, e a turma jovem estudando pelo livro do ministro”, afirmou. “Isso, seguramente, é algo muito singular.”
Outros participantes do evento
O evento contou ainda com a presença de figuras como o ex-presidente Michel Temer (MDB), responsável pela indicação de Alexandre de Moraes ao STF, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Pacheco prestou o elogio em meio à pressão pelo impeachment do ministro, que se intensificou nos últimos dias. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o magistrado usou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma ilegal para investigar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Aliados de Pacheco dizem que o senador não tem qualquer intenção de colocar o pedido de impeachment em pauta.