Responsável por divulgar o caso conhecido como Twitter Files Brasil, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger saiu em defesa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Judiciário.
A oposição tenta viabilizar a CPI, mas que depende do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Shellenberger se manifestou em prol da CPI, depois de afirmar ser alvo da Polícia Federal (PF), que, segundo ele, foi instrumentalizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A PF entregou dois relatórios a Alexandre de Moraes, um no dia 18 de abril e outro no dia 19 de abril”, revelou o jornalista, em um extenso tuíte. “Os relatórios consistem em uma gigantesca teoria da conspiração, sugerindo ligações e relacionamentos que simplesmente não existem.”
No post, Shellenberger citou ainda declarações de Moraes proferidas na inauguração do Museu da Democracia, no Rio. Durante o evento, o juiz do STF criticou “empresários mercantilistas das redes sociais”.
De acordo com Moraes, Musk faz parte de uma “vasta conspiração extremista para minar a soberania e a democracia do Brasil” e observou que o empresário se uniu a “políticos extremistas brasileiros”.
Para o jornalista, Musk ajudou a nação brasileira e tomou “atitudes extraordinárias” e históricas para proteger a liberdade de expressão, assim como o Congresso dos Estados Unidos também agiu quando soube da censura imposta pelo Judiciário.
“Agora, é hora de o Congresso Nacional do Brasil agir contra o extremismo antidemocrático de Moraes”, afirmou Shellenberger. “E isso deve ser feito antes que o ministro comece a prender seus adversários e determine o fechamento do Twitter/X, assim acabando com a liberdade de expressão no país”
Em resposta, Musk afirmou que Shellenberger descreve “de forma eloquente” a gravidade da situação no Brasil e as medidas necessárias para combater o extremismo.
Shellenberger eloquently describes the severity of the situation in Brazil and the appropriate remedy https://t.co/Vtjulz32Hc
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2024
Neste sábado, 20, Elon Musk respondeu a crítica do ministro Alexandre de Moraes com uma foto do bruxo Voldemort, principal vilão de Harry Potter.
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2024
Musk publicou a imagem do feiticeiro no link de um tuíte da GloboNews, no qual Moraes, sem citar Musk, criticou “empresários mercantilistas de redes sociais”. O magistrado fez a declaração durante o lançamento do Museu da Democracia, na cidade do Rio de Janeiro.
Antes de associar o ministro do STF ao antagonista criado por J.K. Rowling, Musk comparou Moraes a Darth Vader, da série de filmes Star Wars.