sábado, setembro 21, 2024
InícioPolíticaAlexandre de Moraes diz que empresas fazem insegurança jurídica

Alexandre de Moraes diz que empresas fazem insegurança jurídica

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, nesta segunda-feira, 22, o que chamou de “mentalidade litigante” de empresas que acionam o STF sabendo que vão perder.

Conforme o juiz do STF, esse procedimento por parte da iniciativa privada “contribui para a insegurança jurídica no país”.

alexandre de moraes
O ministro Alexandre de Moraes, durante almoço com advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo – 20/5/2024 | Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

“Por ser fácil e barato acessar a Justiça, quando o volume de dinheiro é muito grande, as partes vão entrando com recursos e protelando”, observou o magistrado, durante um evento do Grupo Lide, na cidade de São Paulo. “E, quando há multa por má-fé, é um escândalo.”

De acordo com Moraes, é preciso haver um “acertamento” entre empresas e Judiciário. “Talvez, a grande culpa do Judiciário é não penalizar as partes que atuam com mentalidade de litigância”, observou Moraes.

Alexandre de Moraes propôs solução

Para resolver o problema, o juiz do STF sugeriu mudar as leis para permitir punição processual maior para aqueles que desrespeitam precedentes.

Moraes defendeu ainda multas mais pesadas em casos de “litigância de má-fé” e também uma avaliação sobre o aumento da sucumbência para diminuir o volume de interpelações judiciais.

“Ou fazemos isso, ou vamos ficar patinando”, alertou.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui