Manifestantes contrários à decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o Twitter/X no Brasil alugaram espaço em telão da Times Square, em Nova York (EUA), para incentivar o uso de VPN (Rede Privada Virtual). O membro da Corte estipulou uma multa de R$ 50 mil para quem utilizar a rede de comunicação para acessar a plataforma de Elon Musk.
O telão de 16,76 metros de comprimento por 9,45 metros custa cerca de US$ 250 por inserções de 15 segundos, distribuídas ao longo de 24 horas. De acordo com o Poder360, organizadores disseram que a imagem do homem careca, que remete à figura de Moraes, com a frase “VPN-SE” será exibida uma vez a cada hora, durante 24 horas.
Em julho, o ministro da Fazenda do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad, também apareceu em painéis na Times Square. Devido ao aumento das cargas tributárias no Brasil, o nome ministro apareceu nos telões como “Taxad”, “Zé do Taxão” e “Taxa humana”
Decisão de Alexandre de Moraes que incentivou ‘protesto’ em telão da Times Square
A derrubada do Twitter/X foi determinada por Moraes na sexta-feira 30. Na madrugada de sábado, 31, a rede já havia saído do ar para diversos usuários brasileiros. A decisão do magistrado se deu depois do Musk descumprir ordens que considerou inconstitucionais.