Na quinta-feira 2, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, prorrogou, por 15 dias, o prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral em todo o Rio Grande do Sul (RS).
A medida foi tomada em virtude da situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual e em apoio à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas.
O plenário do TSE já havia decidido, na sessão da quinta-feira 2, permitir a prorrogação do prazo, em caso de necessidade, nos municípios gaúchos atingidos.
Alexandre de Moraes se soma a Barroso
Moraes não foi o único integrante do Poder Judiciário que tomou providências, sobre o RS.
Na tarde de ontem, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciou o envio de recursos do Judiciário para ajudar na recuperação do RS.
“Queria manifestar a solidariedade do STF ao governador Eduardo Leite e aos poderes Judiciário e Legislativo pelo drama das inundações”, declarou o ministro.
De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil, as chuvas já causaram 13 mortes. Pelo menos 21 pessoas estão desaparecidas e mais de 40 mil foram, de alguma forma, afetadas.