sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralAlerta vermelho de baixa umidade afeta 4 Estados e o DF

Alerta vermelho de baixa umidade afeta 4 Estados e o DF

Regiões dos Estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal estão sob o alerta vermelho de baixa umidade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na tarde desta terça-feira, 20. De acordo com o instituto, o alerta é válido até às 17h do mesmo dia.

As localidades citadas devem registrar umidade relativa do ar abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde, que incluem doenças pulmonares e dores de cabeça.

Alerta vermelho para perigo de baixa umidade, emitido pelo Inmet na tarde desta terça-feira, 20 | Foto: Reprodução/Inmet
Alerta vermelho para perigo de baixa umidade, emitido pelo Inmet na tarde desta terça-feira, 20 | Foto: Reprodução/Inmet

A previsão de temperaturas máximas para as capitais dos Estados também foi divulgada. Ao longo do dia, no Centro-Oeste, o maior montante deve ser em Cuiabá, com 41ºC, seguido por Campo Grande (37ºC), Goiânia (35ºC) e Brasília (30ºC).

Já na Região Sudeste, Belo Horizonte deve chegar a 32ºC, e São Paulo a 30ºC. Não há previsão de chuva para nenhuma das localidades.

Um alerta amarelo por baixa umidade cobre outras regiões do Brasil, como o Sul, Norte e Nordeste, onde a umidade do ar varia entre 20% e 30%, um pouco maior do que nas áreas sob alerta vermelho.

Alerta amarelo para baixa umidade abrange várias regiões do Brasil | Foto: Reprodução/Inmet
Alerta amarelo para baixa umidade abrange várias regiões do Brasil | Foto: Reprodução/Inmet

Recomendações do Inmet para baixa umidade

Junto da previsão meteorológica, o Inmet também divulgou recomendações para o enfrentamento da baixa umidade nas regiões.

O instituto recomenda beber bastante líquido, evitar atividades físicas, especialmente em ambientes secos, e limitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Além disso, é aconselhável usar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas como café e álcool. Para mais informações, é possível contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui