O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na cor laranja por chuvas intensas, nesta quinta-feira, 7. O aviso se espalha pelo Distrito Federal e por 12 Estados. O grau de severidade do alerta indica “perigo”.
De acordo com o Inmet, o aviso teve início por volta das 13h desta quinta-feira e seguirá até as 10h desta sexta-feira, 8. As regiões atingidas devem registrar de 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Além disso, há previsão de ventos fortes, de até 100 km/h.
“Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o Inmet.
O alerta atinge os seguintes Estados (além do Distrito Federal):
- Amazonas;
- Pará;
- Tocantins;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Paraná; e
- Santa Catarina.
O Inmet também divulgou recomendações para os moradores das regiões atingidas. As chuvas podem causar alagamentos. Além disso, os ventos fortes podem causar grandes transtornos em áreas urbanas.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas”, informou o instituto. “Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”
Para mais informações ou solicitar ajuda contate a Defesa Civil, no 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.