domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralAlerta de chuvas faz governo de São Paulo instalar gabinete

Alerta de chuvas faz governo de São Paulo instalar gabinete

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para diversas regiões do Brasil, o que fez o governo do Estado de São Paulo instalar um gabinete de crise, a partir das 8 horas desta quinta-feira.

Membros de agências reguladoras do Estado e concessionárias de energia elétrica e de abastecimento de água estão envolvidos nas ações do gabinete. O objetivo da união de esforços é manter o monitoramento e o controle das regiões mais propensas às chuvas fortes.

De acordo com previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o início dia de hoje será de nublado e abafado. A temperatura varia entre mínimas de 20°C e máximas que podem passar dos 26°C. Entre a tarde e a noite, no entanto, uma nova frente fria chega ao Estado.

A mudança deve ocasionar pancadas de chuvas de moderadas a fortes, com descargas elétricas e grande possibilidade de formação de alagamentos. As rajadas de vento na Grande São Paulo podem passar dos 50 km/h.

Regiões mais atingidas pelas chuvas em São Paulo

Nos municípios de Bauru e Araraquara, o alerta é maior, com possibilidade de chuvas ainda mais fortes. Em Marília e Presidente Prudente também são esperados níveis altos de chuvas. O mesmo deve acontecer nas cidades litorâneas da Baixada Santista e do litoral norte.

Pedestres tentam se proteger de tempestade na região do Ibirapuera, zona sul de São Paulo | Foto: Edi Souza/Ato Press/Estadão Conteúdo
Pedestres tentam se proteger de tempestade na região do Ibirapuera, zona sul de São Paulo | Foto: Edi Souza/Ato Press/Estadão Conteúdo

Outras áreas bastante afetadas estão no Sudeste e no Centro-Oeste, onde os meteorologistas esperam volumes significativos de precipitação nos próximos dias.

Especialistas recomendam que a população fique atenta aos avisos das autoridades locais e evite áreas de risco, como encostas e regiões ribeirinhas. Além disso, é importante que as pessoas se preparem para possíveis interrupções no fornecimento de energia e serviços básicos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui