A polícia da Alemanha prendeu, nesta segunda-feira, 22, três pessoas sob a suspeita de colaborarem com os serviços secretos da China. As investigações indicam que o trio fornecia informações sobre tecnologia militar.
O Ministério Público Federal da Alemanha foi responsável por divulgar a notícia, destacando que o principal acusado é Thomas R., residente em Bad Homburg, cidade localizada no centro do país.
De acordo com as investigações, ele estabelecia comunicação com a agência de espionagem chinesa MSS. Nesse sentido, contaria com a colaboração de um casal formado por Herwig e Inga F.
Os outros dois suspeitos têm uma empresa em Düsseldorf, no oeste da Alemanha. Por meio da corporação, eles mantinham contato com cientistas e pesquisadores locais, inclusive com uma universidade por meio de um contrato de cooperação.
Informações compartilhadas da Alemanha para a China e exportação ilegal
Segundo as autoridades alemãs, as informações compartilhadas com os chineses estavam relacionadas a componentes modernos aplicáveis em motores de navios de guerra. Além disso, os acusados adquiriram, em nome da MSS, uma máquina laser especial na Alemanha e a exportaram para a China sem a devida autorização.
As acusações que recaem sobre o trio incluem espionagem em favor de uma potência estrangeira e violação da legislação de exportação.