sábado, agosto 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaAlemanha, França e Itália chegam a um acordo; entenda

Alemanha, França e Itália chegam a um acordo; entenda

A França, Alemanha e Itália chegaram a um acordo sobre como a inteligência artificial deve ser regulamentada na Europa, o que deve acelerar as negociações em todo o território. Conforme relatado pela Reuters, os governos acreditam que a “Lei da IA deve regular a aplicação da IA e não a tecnologia como tal”, focando nos riscos mediante códigos de conduta. 

O que você precisa saber: 

  • Os três governos apoiam a “autorregulação obrigatória através de códigos de conduta” para os chamados modelos básicos de IA; 
  • O foco deve ser a aplicação de sistemas de IA e não a tecnologia em si; 
  • Em documento conjunto, os países explicaram que os desenvolvedores de modelos básicos teriam que definir cartões de modelo com informações sobre o sistema de aprendizado de máquina; 
  • Os cartões “incluirão as informações relevantes para compreender o funcionamento do modelo de IA, as capacidades e limites, e serão baseados nas melhores práticas da comunidade de desenvolvedores”; 
  • Um órgão de governança de IA também deve ajudar a desenvolver diretrizes e verificar a aplicação do modelo; 
  • Se identificada violações do código de conduta, sanções devem ser aplicadas; 
  • A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da UE ainda estão negociando uma posição sobre o tema; 
  • O acordo conjunto deve acelerar as negociações sobre a Lei da IA na Europa. 

Leia mais! 

Juntos sublinhamos que a Lei da IA regula a aplicação da IA e não a tecnologia como tal. Os riscos inerentes residem na aplicação de sistemas de IA e não na própria tecnologia. 

Trecho do documento conjunto da Alemanha, França e Itália. 

Segundo Volker Wissing, Ministro de Assuntos Digitais da Alemanha, à Reuters, o acordo limita apenas o uso da IA, sem afetar outros aspectos ou avanços da tecnologia em si. “Precisamos regular as aplicações e não a tecnologia se quisermos jogar na principal liga de IA do mundo.” 

Desenvolvemos uma proposta que pode garantir o equilíbrio entre os dois objetivos num terreno tecnológico e jurídico que ainda não foi definido. 

Franziska Brantner, Secretária de Estado para Assuntos Econômicos da Alemanha, à Reuters. 

Liderando os acordos, a Alemanha fará sua primeira conferência digital sobre IA em Turíngia, na segunda (20) e terça-feira (21). A cúpula deve reunir representantes de política, negócios e ciência. Uma segunda reunião também deve acontecer na quarta (22), mas apenas com a Itália. 

Vale lembrar que a primeira cúpula global de IA aconteceu recentemente no Reino Unido — a Europa lidera as conversas e projetos para regulamentação da tecnologia. Em um encontro inédito, China, EUA e UE concordaram em trabalhar juntas para gerenciar coletivamente os riscos da IA. Saiba mais aqui! 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui