sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalAlemães vão às ruas e dizem 'não' ao antissemitismo

Alemães vão às ruas e dizem ‘não’ ao antissemitismo

Milhares de alemães saíram às ruas de Berlim, neste domingo, 10, em uma manifestação de apoio a Israel e repúdio ao antissemitismo.

Com o slogan “Nunca mais é agora”, pessoas marcharam sob chuva do parque Tiergarten até o Portão de Brandemburgo, onde foi realizado um pronunciamento. Muitos carregavam bandeiras de Israel.

Uma semana depois do ataque terrorista do Hamas, que matou milhares de israelenses em 7 de outubro, foram registrados na Alemanha 202 incidentes antissemitas, um crescimento de 240% em relação ao ano passado.

alemaes manifestacao antisemitismoalemaes manifestacao antisemitismo
O chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou ser “absolutamente necessário levantar a voz” contra o antissemitismo, o racismo e o ódio | Foto: Reprodução/redes sociais

“Em nome do governo alemão, direi muito claramente: ‘Não permitiremos que a nossa democracia livre seja destruída por idiotas cheios de ódio’”, disse Hubertus Heil, ministro do Trabalho.

Em publicação no Twitter/X, o chanceler Olaf Scholz disse ser “absolutamente necessário levantar a voz” contra o antissemitismo, o racismo e o ódio.

“Esse é o sinal importante que vem de muitos hoje no Portão de Brandemburgo”, observou o chefe do Executivo. “Quanto mais vozes soarem alto, mais eficazes seremos.”

Belgas também fazem protesto contra o antissemitismo

Em Bruxelas, quatro mil pessoas também realizaram hoje uma manifestação pacífica contra o antissemitismo.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram manifestantes agitando bandeiras da Bélgica e ergueram faixas com os dizeres: “Não é preciso ser judeu para marchar contra o antissemitismo” e “a alegria judaica é resistência”.

Em entrevista ao portal de notícias TVP World, Carrol Bor, que participou da manifestação, declarou que há um ressurgimento do antissemitismo, “que tem sido importado do Oriente Médio”, com o conflito, para a Europa.

Arthur Barsalou, outro manifestante, disse que a manifestação “serve para mostrar que a nossa sociedade não tolera qualquer forma de racismo, incluindo o antissemitismo”.

+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui