Muitos artistas deixam de usar seu nome original para usar um nome artístico. Pode ser um apelido carinhoso de infância, um nome que que gosta, uma homenagem a alguém ou até algo mais fácil de pronunciar.
Apesar de muitos nomes parecem “naturais”, muitas vezes, eles são completamente diferentes dos nomes de batismo dos famosos.
Esse é o caso de Gusttavo Lima. Recentemente, o cantor teve pedido de prisão expedido pela Justiça por seu suposto envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro e a prática de jogos ilegais.
No entanto, o pedido de prisão foi revogado e o habeas corpus concedido na noite da última terça-feira (24).
A prática é comum entre outros nomes do sertanejo. Grandes duplas como Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e o cantor Leonardo, na verdade, não se chamam assim.
Confira o nome verdadeiro dos artistas brasileiros:
Gusttavo Lima
O nome verdadeiro de Gusttavo Lima é, na verdade, Nivaldo Batista Lima. Ele adotou o nome artístico logo no começo da carreira.
Chitãozinho e Xororó
A dupla de “Evidências” nasceu como José Lima Sobrinho e Durval de Lima.
Zezé Di Camargo e Luciano
Zezé, na verdade, nasceu como Mirosmar José de Camargo. Já Luciano recebeu o nome de batismo de Welson David de Camargo.
Leonardo
O cantor Leonardo se chama, na verdade, Emival Eterno da Costa.
Fernanda Montenegro
Nascida também no Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro recebeu um nome bem diferente para a vida de atriz.
Registrada como Arlette Pinheiro Monteiro Torres, a artista adotou seu novo nome no começo da carreira.
De acordo com informações do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, ela inventou o pseudônimo de Fernanda Montenegro porque “queria ser escritora com nome grandioso, coisa assim ‘à la século dezenove’”.
Bruna Marquezine
Apesar do primeiro nome da atriz ser realmente Bruna, seu sobrenome verdadeiro é bem diferente do artístico. Seu nome de nascimento é Bruna Reis Maia, tendo adotado o sobrenome Marquezine como uma homenagem à sua avó, de ascendência italiana.
Chay Suede
Talvez o nome verdadeiro de Chay Suede seja um dos mais diferentes da lista. O ator foi registrado como Roobertchay Domingues da Rocha Filho.
Durante entrevista ao Lady Night, programa de Tatá Werneck, na TV Globo, Chay dividiu que seu nome foi criado por seu avô.
“Meu avô inventava nomes. Ele pegava o nome das pessoas e traduzia. O nome dele era Salustiano de Paula Rocha e ele traduziu para Saylufet Ainobert Dimes Paylufet Roobertchay”, contou o ator.
Na entrevista, o ator também contou que a inspiração para seu sobrenome artístico surgiu após assistir o filme “Johnny Suede”, protagonizado por Brad Pitt.
Cazuza
O aclamado cantor de “Exagerado” também tem um nome bem diferente do original para representar sua carreira musical.
Nascido em 1958, ele foi registrado como Agenor de Miranda Araújo Neto, em homenagem ao cantor Cartola. Cazuza foi um apelido carinhoso que o artista recebeu quando ainda estava na barriga da mãe.
Em entrevista ao “Conversa com Bial” em 2018, a mãe do cantor, Lucinha Araújo dividiu em detalhes como surgiu o apelido, que era muito utilizado pelo pai do artista:
“Minha família só tem mulheres, minhas irmãs só tiveram filhas mulheres, e quando ele nasceu falaram assim: ‘vem outra mulher’. E o João dizia: ‘Não, vai ser um cazuza’. Ele era do Nordeste e lá no Nordeste cazuza era sinônimo de moleque, garoto”, explicou.
Melody
Famosa por seus falsetes, a cantora Melody também escolheu um nome artístico bem diferente do verdadeiro que é Gabriela de Abreu Severino.