Nesta quinta-feira (7), o público brasileiro finalmente poderá assistir ao filme “Ainda Estou Aqui” nos cinemas. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e dirigido por Walter Salles, o longa é um dos principais lançamentos do cinema nacional neste ano.
Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, “Ainda Estou Aqui” tem ganhado destaque internacional em festivais e eventos ao redor do mundo. A obra foi premiada com o título de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e já foi exibida em Toronto, Nova York e no Hollywood Brazilian Film Festival. Em breve, também será apresentada no AFI (American Film Institute).
Esse percurso internacional faz parte da campanha do filme para o Oscar e também só foi possível graças ao prestígio de seu diretor. Walter Salles é um dos cineastas brasileiros de maior projeção mundial, com uma longa trajetória em importantes eventos de cinema fora do país.
Para aquecer para o lançamento de “Ainda Estou Aqui”, a CNN selecionou algumas obras do diretor disponíveis nas plataformas de streamings. Confira:
Co-dirigido por Daniela Thomas, o filme conta a história de Alex (Fernanda Torres), uma jovem de São Paulo que vive em Lisboa, onde trabalha como garçonete e enfrenta um relacionamento complicado com Miguel (Alexandre Borges), um músico com dependência de heroína.
Enquanto isso, no Brasil, Paco (Fernando Alves Pinto) e sua mãe (Laura Cardoso) alimentam o desejo de conhecer a pequena cidade espanhola onde seus antepassados viveram. Em 2015, “Terra Estrangeira” entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
“Terra Estrangeira” está disponível para streaming pela Netflix e Globoplay.
Em “Central do Brasil”, acompanhamos Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora amarga que se sustenta escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que lhe ditam mensagens para suas famílias. Porém, ela guarda o dinheiro e sequer envia as cartas.
Um dia, após a morte da mãe em um acidente de ônibus, Josué (Vinicius de Oliveira), um garoto de nove anos, fica desamparado. Embora relutante em cuidar do menino, Dora decide acompanhá-lo em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, a quem ele nunca conheceu. Saiba mais sobre o filme.
O filme conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro.
“Central do Brasil” está disponível para para streaming pela Netflix e Globoplay.
Na produção, quatro irmãos são educados pela mãe (Sandra Corveloni), que é empregada doméstica e, mais uma vez, está grávida de um pai desconhecido. Na falta do pai, eles lutam para realizar seus sonhos, e um deles vê no futebol a possibilidade de alcançar uma vida melhor.
Exibido no Festival de Cannes de 2008, o longa-metragem ganhou o prêmio de Melhor Atriz, para Sandra Corveloni.
“Linha de Passe” está disponível para compra e aluguel digital no Claro Vídeo, Apple TV+ e Prime Video.
Baseado no livro homônimo de Jack Kerouac, a história se passa em Nova York, no final dos anos 40. Após a morte de seu pai, Sal Paradise (Sam Riley), um jovem de 24 anos que aspira a ser escritor, conhece Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um ex-detento de 20 anos com uma moral questionável, e sua jovem e bela esposa, Marylou (Kristen Stewart).
Dean se fascina pela paixão de Sal pela escrita, enquanto Sal admira a liberdade sem limites de Dean. Juntos, eles passam noites intensas, repletas de bebidas, sonhando com um mundo diferente e construindo uma amizade que os levará a pegar a estrada.
“Na Estrada” está disponível para streaming pela Max, Globoplay, Telecine Play via Prime Video.
“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou filme com Fernanda Torres