Novas evidências sugerem que o ator Alec Baldwin foi imprudente ao manusear a arma antes do disparo que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, em 2021, durante as gravações de Rust. Promotoras alegam que o artista apontou a arma para um membro da equipe, disparou uma bala falsa e manteve o dedo no gatilho.
Vídeos do set mostram que Alec Baldwin recebe instruções para apontar o revólver à esquerda da câmera, mas engatilha a arma sem orientação.
A defesa do ator pediu a retirada das acusações, em moção apresentada na segunda-feira 17. Segundo os advogados, a arma teria disparado sozinha, sem que Alec Baldwin puxasse o gatilho. O ator nega ter realizado tal ação durante as filmagens de Rust.
A defesa de Alec Baldwin argumenta que a arma foi modificada, de maneira a permitir que disparasse sem a necessidade de puxar o gatilho. Essa questão se tornou central no caso, que já se estende por 17 meses.
Como Alec Baldwin matou Halyna Hutchins
A diretora de fotografia Halyna Hutchins morreu depois de a armeira Hannah Gutierrez carregar acidentalmente uma bala real no revólver que Alec Baldwin segurava durante a filmagem em uma igreja perto de Santa Fé, Novo México. Em março, Gutierrez foi condenada a 18 meses de prisão por homicídio culposo.
Alec Baldwin, estrela de 30 Rock, afirmou que recebeu instruções para apontar a arma para a câmera e que a arma disparou sozinha depois de ele engatilhá-la.
As orientações de segurança no cinema recomendam que os atores nunca coloquem o dedo no gatilho até que estejam prontos para atirar. As armas devem ser tratadas como se estivessem carregadas, e não apontadas para ninguém, a menos que seja absolutamente necessário e em consulta com um especialista de segurança.
Algumas das evidências em vídeo já foram apresentadas durante o julgamento de Gutierrez, em março.