sábado, novembro 23, 2024
InícioGeralAlckmin promulga lei que acaba com saídas temporárias de presos

Alckmin promulga lei que acaba com saídas temporárias de presos

Presidente em exercício, Geraldo Alckmin publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13, trechos da lei que acaba com as saídas temporárias de presos, as chamadas “saidinhas”. O texto havia sido vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um primeiro momento, mas o Congresso Nacional derrubou o veto em maio.

Na prática, os trechos alteram artigos da Lei de Execução Penal, criada em 1984. Além da extinção das saídas para visitar a família, a nova medida proíbe a liberação do detento para a realização de “atividades que concorram para o retorno ao convívio social”.

A saída temporária era um benefício previsto no artigo 122 na legislação, e se aplicava à maioria dos condenados em regime semiaberto que tivessem cumprido pelo menos um quarto da pena. O benefício valia para datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal.

Lei serve apenas para novos presidiários

O fim da “saidinha”, contudo, só vale para novos detentos, conforme definiu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, em maio.

A matéria ainda é tema de duas ações no STF, que pede a reversão da decisão dos parlamentares. O ministro da Corte, Edson Fachin, enviou ao plenário do Supremo as ações que questionam a norma aprovada.

Segundo ele, “a matéria apresentada ostenta evidente relevância e possui especial significado para a ordem social e para a segurança jurídica”, e por isso deve ser julgada pelos demais ministros.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui