Como todos os anos, a Paste Magazine está entre as primeiras publicações a divulgar a lista dos melhores do ano em curso, falando em games, com a indicação do jogo do ano. Este ano a homenagem coube a Alan Wake 2 da Remedy Entertainment, mas como sempre a lista traz muitas surpresas.
Considere que a Paste Magazine não distingue jogos por categoria e mistura triplo A e indie, muitas vezes expressando opiniões controversas, pelo menos em comparação com o sentimento popular. Por exemplo, podemos ver que aqui Baldur’s Gate 3 aparece apenas na 23ª posição, enquanto títulos muito pequenos, mas de alta qualidade, como Venba ou El Paso, Elsewhere encontraram espaço.
- Alan Wake II
- El Paso, em outro lugar
- A Lenda de Zelda: Lágrimas do Reino
- Pretendentes Sedentos
- Lutador de rua 6
- Venba
- Casulo
- O cofre banido
- Resident Evil 4
- Crônicas do Mar Salgado
- Núcleo Blindado VI: Fogos do Rubicão
- Maravilha de Super Mario Bros.
- Torre de pizza
- Corrida de alta fidelidade
- Homem-Aranha 2 da Marvel
- Metroid Prime Remasterizado
- Draga
- Final Fantasy 16
- Mar de Estrelas
- Um espaço para os desvinculados
- A formação do Karateka
- Jusant
- Portão de Baldur 3
- Oxenfree II: sinais perdidos
- RPG Super Mário
- Pikmin 4
- Tchau
- Laika: Envelhecida pelo Sangue
- Cantos de Sennaar
- Adeus Vulcão Alto
A lista contém ainda uma nota amarga, relativamente a quem considera 2023 um grande ano para os videogame, que relatamos na íntegra: “Não acredite em quem diz que 2023 foi um grande ano para os videogames. muitos jogos excelentes lançados em todo o espectro da indústria, mas a grande história de 2023 é o fluxo constante de demissões e fechamentos de estúdios que deixou milhares de desenvolvedores desempregados, mesmo aqueles em empresas que continuam faturando bilhões de dólares. sensação de vazio comemorando o trabalho que esses desenvolvedores fizeram e os jogos que criaram, sabendo que muitos deles não fazem mais parte da indústria hoje, e uma parcela significativa pode nunca mais voltar a trabalhar profissionalmente. Além disso, há também o grande número de jogos jornalistas que perderam os seus empregos este ano, em meio à contração mais ampla de sites e empregos na mídia que caracterizará 2023. foi um bom ano para os videogames; Na verdade, pode ser o pior em 40 anos.”