terça-feira, novembro 26, 2024
InícioPolíticaAla do PT atua para “pacificar“ indicação de Sarrubbo, que desagrada parte...

Ala do PT atua para “pacificar“ indicação de Sarrubbo, que desagrada parte da legenda

Alas do Partido dos Trabalhadores buscam “pacificar” a indicação de Mario Sarrubbo para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O atual procurador-geral de Justiça de São Paulo é considerado “conservador e linha-dura” por parte da legenda, mas neste momento é defendido por nomes do PT que acreditam ser necessária uma atuação mais forte na área.

Os integrantes ouvidos pela CNN, sob reserva, pontuam em defesa de Sarrubbo que o integrante do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) tem feito um trabalho sério no combate à criminalidade e é adequado para o momento em que há um agravamento da violência e uma necessidade de maior combate ao crime organizado.

Outro argumento em favor da indicação é de que ele conduziu “de forma correta” as apurações sobre a Operação Escudo, feita pelo governo estadual, na Baixada Santista (SP).

A atuação de policiais foi alvo de críticas do PT e de grupos de direitos humanos por supostos abusos a moradores durante a operação. Para parte dos petistas, Sarrubbo é intransigente na defesa da conduta legalista da polícia e tem firmeza.

Na época, o procurador-geral abriu uma investigação dias após a operação ser desencadeada, por causa da morte do solado da Polícia Militar (PMSP), Patrick Bastos Reis.

Apesar da atuação de petistas para apoiar o indicado pelo futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowisk, o nome que mais agradava o partido era do ex-ouvidor da PMSP e atual secretário de segurança pública de Diadema (SP), Benedito Mariano. Lewandowski, no entanto, deixou claro o incômodo com pressão no Executivo para agregar quadros do PT.

Desde que anunciou o ministro aposentado do STF como substituto de Flávio Dino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito que não fará interferências nas escolhas. Lewandowski tem carta branca.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui