O lateral João Cancelo é o novo reforço do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Aos 30 anos, o jogador deixa o futebol europeu pela primeira vez e agora tem vínculo de três temporadas com a equipe em que joga o brasileiro Neymar.
Cancelo estava emprestado pelo Manchester City ao Barcelona, mas não vinha sendo a primeira opção no clube catalão. Antes disso, o português também passou uma temporada emprestado ao Bayern de Munique.
🎥 “João Cancelo” rises from the heights of the planet… to #AlHilal 💙#CanceloIsHilali 🤩
pic.twitter.com/1lHJZOKT6A— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) August 27, 2024
Informações da imprensa internacional destacam que o Al-Hilal pagou 25 milhões de euros (mais de R$ 150 milhões) pelo jogador, que terá salário anual na casa dos 15 milhões de euros (cerca de R$ 92 milhões). A negociação se deu ao mesmo tempo em que o clube saudita vendeu o lateral Abdulhamid para a Roma.
Revelado pelo Benfica, João Cancelo ganhou destaque com a camisa do Valencia. Ele teve rápida passagem pelo futebol da Itália, onde defendeu Inter de Milão e Juventus antes de ser contratado pelo Manchester City.
Em três temporadas sob comando de Pep Guardiola, o lateral foi peça importante em dois títulos da Premier League, mas perdeu espaço no quarto ano pelos Citizens e pediu mais de uma vez para ser negociado.
Cancelo também tem no currículo um título da Champions League pelo City, em 2023, além de uma edição da Nations League pela Seleção de Portugal em 2019. No Al-Hilal, o jogador será o nono de dez jogadores estrangeiros permitidos no Campeonato Saudita.
Além de Neymar, o jogador também estará ao lado do compatriota Ruben Neves. Nomes conhecidos do futebol internacional também integram o elenco da equipe saudita, como os brasileiros Malcom e Renan Lodi, o marroquino Bono, o senegalês Koulibaly, e os sérvios Mitrovic e Milinkovic-Savic.