Confirmado como adversário do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes, o Al Ahly já pode ser considerado um velho conhecido de times brasileiros no torneio da Fifa.
Jogando seu 9º Mundial, o time egípcio estará no caminho de representantes brasileiros pela quarta edição consecutiva. No total, será o sexto duelo do Al Ahly contra um time do Brasil.
Inclusive, o Al Ahly foi adversário dos dois últimos times do País que se tornaram campeões do mundo: Internacional, em 2006, e Corinthians, em 2012.
Mais recentemente, em 2023, o time egípcio perdeu por 4 a 2 para o Flamengo na disputa de terceiro lugar. No ano anterior, foi derrotado pelo Palmeiras na semifinal, por 2 a 0.
O único triunfo do Al Ahly veio em 2021, contra o próprio Palmeiras, na disputa de terceiro lugar daquela edição, quando empatou sem gols no tempo normal e venceu nos pênaltis por 3 a 2.
O herói, na ocasião, foi o goleiro El-Shenawy, que defendeu os pênaltis de Rony e Felipe Melo.
Ainda titular do Al Ahly, ele voltou a brilhar nesta sexta-feira (15), quando defendeu a cobrança do craque francês Karim Benzema e ajudou o time a vencer o Al-Ittihad por 3 a 1, resultado que o credenciou a encarar o Fluminense na semifinal.
O duelo será na próxima segunda-feira (18), às 15h (horário de Brasília). No dia seguinte, Manchester City e Urawa Red Diamonds fazem a outra semifinal, também às 15h.
- 2022: Palmeiras 2 x 0 Al Ahly – semifinal
- 2012: Al Ahly 0 x 1 Corinthians – semifinal
- 2006: Internacional 2 x 1 Al Ahly – semifinal