Ajax e Panathinaikos cobraram incríveis 34 pênaltis para decidir seu confronto pela terceira rodada eliminatória da Europa League nesta quinta-feira (15), estabelecendo um novo recorde da Uefa.
Depois que o Ajax derrotou o Panathinaikos por 1 a 0 em Atenas na semana passada, o time grego empatou a série com um gol de Tetê aos 44 minutos da etapa final na partida de volta.
Depois que os dois times não puderam marcar nos 30 minutos de tempo extra, a disputa foi para os pênaltis. O Ajax finalmente avançou após vencer por 13 a 12 nas penalidades em uma disputa que durou 25 minutos.
“Foi incrível”, disse o técnico do Ajax, Francesco Farioli. “O espírito e a dedicação do time foram incríveis esta noite. Não somos perfeitos, mas não podemos dizer que os jogadores não deram tudo de si.”
A disputa superou o recorde anterior de 32 pênaltis estabelecido após a Holanda derrotar a Inglaterra por 13 a 12 na final da Euro Sub-21 de 2007.
The 34th & winning penalty was a special one 🫶 pic.twitter.com/6fLLxhwwLn
— AFC Ajax (@AFCAjax) August 16, 2024
O veterano goleiro do Ajax, Remko Pasveer, de 40 anos, defendeu cinco pênaltis e até marcou um gol. Vários jogadores tiveram a oportunidade de encerrar a disputa mais cedo, mas perderam o que teria sido o pênalti vencedor, com uma pressão que só se intensificou.
O Ajax agora enfrentará o time polonês Jagiellonia Białystok na rodada de playoff para decidir quem ganha uma vaga na próxima fase da Europa League.