O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui“, dirigido por Walter Salles, ganhou uma data de lançamento nos Estados Unidos. O longa será exibido por uma semana em Nova York e Los Angeles, começando em 17 de janeiro, e chegará aos cinemas de todo o país no dia 14 de fevereiro.
O lançamento faz parte da campanha do filme para o Oscar 2025. Para ser elegível ao prêmio, os filmes internacionais devem ser pré-selecionados por seus respectivos países e seguir as regras da premiação, que incluem ter uma data de lançamento nos Estados Unidos e em seus países de origem dentro de uma janela específica de tempo, entre outras obrigações.
Durante a coletiva de imprensa para o lançamento do filme, a estrela da produção, Fernanda Torres, opinou sobre a participação de “Ainda Estou Aqui” no Oscar. “Eu acho que o filme tem muita chance de estar entre os estrangeiro. Estamos trabalhando para aparecer em outas categorias, além de filme internacional“, disse.
“Mas o filme já é um acontecimento, ele já está no mundo. Ele é uma porta de entrada para o mundo. Ele é importante por várias questões, mas ele não é a medida de tudo“, disse ela. “Tem que ir para lá sem expectativa porque não vai levar [a estatueta]. Só explicando isso para as pessoas já ficarem contentes”.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” retrata a trajetória da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos. Após sofrerem um ato violento e arbitrário, suas vidas se transformam completamente. Eunice, então, se vê obrigada a se adaptar e construir um novo futuro para si e para seus filhos.
Antes de estrear no Brasil, o longa será exibido no Festival de Cinema de Nova York e no AFI Fest, o principal evento pré-Oscar. A produção já passou pelo Festival de Veneza 2024, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, e pelo Festival de Toronto.
“Ainda Estou Aqui” também estará na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e garantiu uma sessão especial no Festival do Rio. O filme chega ao circuito comercial em 7 de novembro.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”
Veja também – “Ainda Estou Aqui” ganha prêmio de melhor roteiro em Veneza
Além de “Ainda Estou Aqui”, veja filmes do Brasil premiados em Veneza