O AFI Fest, evento do American Film Institute, uma das instituições mais renomadas do cinema norte-americano, anunciou na última quinta-feira (19) os filmes que serão exibidos na edição de 2024. Entre os selecionados, destaca-se o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, que será apresentado em uma mostra paralela.
A exibição do filme no festival aumenta suas chances de conquistar uma indicação ao Oscar 2025, pois será apresentado a votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pelo prêmio, além de ser visto por importantes nomes da indústria.
Entre outros filmes anunciados pelo evento estão “Herege“, “Maria“, “Canina” e “O Quarto ao Lado“.
Embora “Ainda Estou Aqui” ainda não tenha sido oficialmente indicado pela Academia Brasileira de Cinema, ele é considerado um dos grandes favoritos e uma das produções brasileiras com maior projeção internacional neste ano. O filme já passou pelos Festivais de Cinema de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, além de ter sido exibido em Toronto e, em breve, em Nova York.
O órgão brasileiro anunciará o candidato que representará o país na premiação na próxima segunda-feira (23).
“Ainda Estou Aqui” é o mais recente trabalho do diretor brasileiro Walter Salles, de “Central do Brasil”. Baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a produção acompanha sua família: o pai Rubens, a mãe Eunice e seus cinco filhos. Após vivenciarem um ato de violência brutal e injusto, suas vidas mudam para sempre. Eunice é obrigada a se reinventar e a traçar um novo caminho para ela e seus filhos.
O elenco é liderado por Fernanda Torres e Selton Mello, além de contar com uma participação especial de Fernanda Montenegro.
Produção original do Globoplay, a produção faz sua estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano.
Assista ao teaser de “Ainda Estou Aqui”:
Veja também – “Ainda Estou Aqui” ganha prêmio de melhor roteiro em Veneza
Além de “Ainda Estou Aqui”, veja filmes do Brasil premiados em Veneza