segunda-feira, setembro 30, 2024
InícioInternacionalAhmad Bahar, líder sênior do Hamas, está morto, dizem palestinos

Ahmad Bahar, líder sênior do Hamas, está morto, dizem palestinos

A agência de notícias palestina Maan afirmou, nesta sexta-feira, 76, a morte de um importante líder sênior do Hamas. Ahmed Bahar, de 76 anos, teria ficado ferido no início da semana durante um ataque aéreo de Israel e não resistiu. Ele ocupava posições políticas de destaque dentro da organização terrorista.

De acordo com os relatos, o abate foi “um golpe para o Hamas”. Ahmed Bahar era uma figura significativa dentro da organização. Ele foi chefe do conselho do grupo. Anteriormente, havia atuado como vice-presidente do Parlamento Palestino. O terrorista tinha 13 filhos.

Apesar dos relatos de Gaza sobre a morte de Bahar, o grupo terrorista Hamas e Israel não confirmaram oficialmente as informações.

Forças de Defesa de Israel dão sinais de que Bahar pode estar morto

O relato palestino, porém, coincide com uma atualização do porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), contra-almirante Daniel Hagari. Na noite desta quinta-feira, 16, ele confirmou “significativos” ataques a instalações subterrâneas em Gaza. Segundo o militar, a ação incluiu locais onde altos funcionários do Hamas estavam escondidos.

Hagari não deu detalhes de quem teria sido eliminado, dizendo, apenas, que as instalações firam “gravemente danificadas” e que a organização terrorista Hamas estava “tentando esconder os resultados dos ataques”.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, também afirmou: “Concluímos a tomada e limpeza da parte ocidental da Cidade de Gaza”, disse. “Agora estamos avançando para a próxima fase.”

Ahmad Bahar, líder sênior e político do Hamas
O terrorista, de 76 anos, nasceu em Gaza e foi deputado no parlamento palestino, ele exercia enorme influência política dentro do Hamas | Foto: Reprodução/TwitterX/Iton Gadol

O que dizem os analistas estrangeiros sobre a morte do líder sênior do Hamas

A repercussão internacional da morte, ainda não confirmada do “membro-chave” do Hamas, aponta para o desencadear de uma mudança na dinâmica da política palestina. Analistas estrangeiros acreditam que poderá influenciar nas estratégias empregadas no conflito.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui