A Águas de Teresina, em mais uma iniciativa que demonstra o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade, realizou a conexão à rede de esgotamento sanitário de quatro escolas municipais. O projeto “Escola Saneada” beneficiará diretamente 1.094 alunos, proporcionando um ambiente escolar mais seguro.
As unidades escolares contempladas foram a Deoclécio Dantas e Noeli Maranhão da Costa e Silva, localizadas no Vale do Gavião (zona leste), e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Helena Maria R de Carvalho e a Fundação Wall Ferraz, no bairro Itaperu (zona norte). A escolha desses locais se deu em função da recente implantação da rede coletora de esgoto nas regiões.
“Por meio do Escola Saneada reforçamos o compromisso social da Águas de Teresina com a temática da educação, pois o saneamento, além de gerar saúde e qualidade de vida, reduz o afastamento de crianças da escola e contribui com o desenvolvimento humano. É um trabalho que vai além do saneamento básico, com perspectiva de um futuro mais saudável, sustentável e cuidados com as nossas crianças”, afirma Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina.
Para o professor José Maria da Costa, diretor da Escola Deoclécio Dantas, a ação torna-se essencial para o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. “Primeiro recebemos a estrutura no bairro e depois a grata surpresa de termos sido escolhidos para receber esse projeto. Não tenho dúvida de que isso só vem contribuir com a aprendizagem das crianças, que passam a contar com instalações adequadas e livres de possíveis doenças, como dengue e chicungunha, ocasionadas por mosquitos oriundos de esgoto a céu aberto. E a gente sabe criança doente fica em casa e consequentemente não aprende”, arrematou o professor.
Ampliação do saneamento em Teresina
A Águas de Teresina segue avançando com os serviços de esgotamento sanitário para ampliar ainda mais o acesso à coleta e tratamento de esgoto na zona urbana da cidade, que hoje conta com mais de 60% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente são 10 regiões que estão com canteiros e as obras beneficiam também toda comunidade escolar da cidade.
Cronograma de obras até dia 17/11
Centro/Sul
Avenida Maranhão: entre Av. Ind. Gil Martins e rua Porto (com trecho em contrafluxo), entre rua Santa Luzia e Av. Joaquim Ribeiro e entre rua Abílio Guimarães e Av. Nações Unidas.
Avenida Joaquim Ribeiro: entre Gabriel Ferreira e Av. Pedro Freitas.
Gurupi
Ruas: Santo Cristo, Santa Vitória, São Martins, Ouro Branco, São Caetano, São José. Santa Luzia, São Rafael, Juraci Linard Pinheiro, São Pedro do Piauí, Irlanda, Alto do Bode, Rua das Flores, Carlos Feitosa, João da Mata, Vila Rica, Carajás, Altamira do Pará, Navegantes, Alto do Paraíso, Santa Teresa e Luiz Abreu.
Bom Jesus
Avenida Jerumenha.
Rua Engenheiro Alves Noronha.
Mocambinho
Avenida Antônio Pedreira Martins: entre ruas Nova Esperança e Joana D’arc
Ruas: Dentista Agenor Vieira Luz, Raimunda Carmozina, Jornalista Josípio Lustosa (Interdição total nos cruzamentos das quadras 13, 18 e 19 e entre as quadras 13 e 18.
Poti Velho
Ruas: Des. Flavio Furtado, Sapucaia, Alameda Domingos Jorge Velho, Mário Augusto de Freitas, Inventor Teodoro Sobral, Jean Le Lones, Prof. Artur Furtado, José Santana e Djalma T Silva.
Santa Luzia
Ruas: Cajueiro, Santa Efigênia e Jacob Martins.
Saci
Ruas: Gen. João Henrique Gaioso, 12 (Q 61), 39 (Q 49), 42 (Q 50), 77 (Q Saci).
Buenos Aires
Avenida Duque de Caxias
Ruas: Topógrafo Solimar, Profª Sinhá Borges, Rua da Praça.
Água Mineral
Ruas: Motorista Aerolino Carvalho, Padre Anchieta, Grota, Pequena, Quilombo dos Palmares, Aminthas Floriano, Paraim, Jamaica e Lucílio Avelino. Avenida Duque de Caxias: entre ruas José de Freitas e Gonçalves Lêdo.
Pirajá
Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto