sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioDestaqueAGU pede ao STF 'celeridade' em julgamento sobre redes sociais

AGU pede ao STF ‘celeridade’ em julgamento sobre redes sociais

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 7, uma petição em que solicita “celeridade” no julgamento dos processos que podem regulamentar as redes sociais.

No fim do ano passado, o STF começou a analisar ações que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. A maioria dos ministros deve derrubar o mecanismo.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, requereu ainda ao STF juntar aos autos as contribuições de convidados pela Advocacia para uma audiência pública que discutiu a mudança de políticas da Meta, em 22 de janeiro. Oeste mostrou que a AGU chamou o Sleeping Giants, agências de checagem e grupos financiados pelo bilionário de esquerda George Soros. As big techs não compareceram à sessão.

De acordo com a AGU, as novas diretrizes da Meta “violam garantias constitucionais, legais e jurisprudenciais vigentes no país e contrariam diretrizes internacionais de proteção da integridade de informação e diversos tratados de proteção de direitos humanos”.

AGU e a audiência pública sobre as redes sociais

agu
O advogado-geral da União, Jorge Messias, durante a cerimônia de posse do publicitário Sidônio Palmeira na chefia da Secom – 14/1/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Depois da audiência pública, a AGU recebeu 78 contribuições com sugestões para a regulamentação das plataformas digitais no Brasil.

Em 68 das 78 contribuições recebidas, os participantes se manifestaram contrários às novas diretrizes de moderação de conteúdo anunciadas pela Meta.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui